“Sabe quanto vale um brinquedo? Um sorriso largo de criança”.  Com esse slogan, um grupo de entidades lançou uma campanha de arrecadação de brinquedos. A intenção é sensibilizar a sociedade a fazer as doações de brinquedos para crianças atendidas por diversas entidades. Em sua última edição, em 2013, a campanha arrecadou mais de dez mil brinquedos, beneficiando crianças de quarenta e um projetos e instituições.


Segundo Loredana Sofia, do Instituto FIEC de Responsabilidade Social, a ação é uma campanha de sutileza, que não se resume apenas na entrega de brinquedos para crianças carentes. Ela aponta o engajamento da sociedade e o envolvimento de todos para levar, além de presentes, carinho e calor humano para os garotos e garotas atendidas pelas entidades beneficiadas.


“Além de fortalecer esses elos com as associações e parceiros, nosso objetivo é resgatar um pouquinho dessa criança, que enfrenta problemas familiares, muitas vezes esquecida, dando a ela mais do que um brinquedo, mas um carinho. Arrecadamos os brinquedos, porém, não fazemos apenas a entrega. Temos uma logística que leva em consideração, inclusive, a idade da criança. Separamos os itens com cuidado. Nesse processo tem uma série de delicadezas. Passamos os brinquedos para elas, mas antes damos um abraço para transmitir o calor humano dessa campanha. A gente percebe a importância do momento pelo sorriso da criança. É muito gratificante”, explica Loredana.


A mobilização é conduzida com comprometimento de todos os envolvidos na campanha, conforme Loredana. Semanalmente, os parceiros reúnem-se na Caixa Econômica Federal para dar prosseguimento a ação. De acordo com ela, a cada ano aumenta o número de participantes e o de associações que são beneficiadas pelo projeto. “Nas reuniões percebemos o engajamento de todos. São novos integrantes. A participação vem aumentando a cada ano. E se Deus quiser vamos aumentar o número de brinquedos doados”, afirma Loredana.


A campanha, que é desenvolvida nos meses de setembro e outubro, teve início em 2001 indo até 2003, retomando as parcerias em sua quarta edição em 2007, sendo realizada em 2008, dando nova parada e voltando com as parcerias em 2011. Nas oito edições realizadas foram arrecadados quase 74 mil brinquedos. As entidades que serão beneficiadas pela campanha “Sabe quanto vale um brinquedo? Um sorriso largo de criança – 2014” são: Associação Peter Pan; Casa do Menor São Miguel Arcanjo; Casa Sol Nascente; Centro de Promoção da Vida D. Helder Câmara; Instituto Filippo Smaldone; IPREDE; Lar Amigos de Jesus; Lar da Criança Domingos Sávio; Movimento Emaús e União Espírita Cearense de Umbanda; dentre mais de 90 entidades.

 

As doações devem ser feitas até o dia 3 de outubro nos seguintes locais: Agências da CAIXA; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil de Fortaleza; Defesa Civil do Estado; FIEC; SECOVI; Secretarias Executivas Regionais; Tribunal de Justiça do Ceará; Unidades do LabPasteur; e Unimagem. Os brinquedos serão entregues no dia 9 de outubro em uma solenidade no 23 BC, e quem desejar dar sugestões, colaborar com a campanha ou tirar dúvidas pode acessar a pagina no Facebook (Sorriso Largo Ceará).

 

Dentro do grupo que está promovendo a campanha estão 23 BC, ACERT, Agência Boa Notícia, AMBEV, Amêndoas do Brasil, APEX Gráfica, CAGECE, Caixa Econômica Federal, CDL de Fortaleza, CoBAP, Copy Vip, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Fortaleza, Defesa Civil do Estado, DIAGNOCEL, Expressão Gráfica, FIEC, Gráfica Encaixe, Infraero, IVIA, Justiça Federal, LabPasteur e Unimagem, Marcograf, Salvador Gráfica, SECOVI, SindRoupa, TRE, Tribunal de Justiça do Ceará, Turma da Malha e ViaDigital.

Vi Crescer

Com o mesmo objetivo de levar alegria para as crianças no dia delas, um grupo de universitários das faculdades FA7, UFC e Unifor estão envolvidos na arrecadação de brinquedos, que serão entregues a cem crianças, no dia 11 de outubro na Casa Brasil Bom Jardim. A ação é do Projeto Vi Crescer, que segundo os organizadores, é a oportunidade de diversos jovens realizarem um desejo em comum de ajudar ao próximo. Motivados por experiências familiares e pessoais, os idealizadores tem planos de transformar o projeto em associação.


Nesse contexto, a ideia é selecionar algumas datas comemorativas ao longo do ano – por exemplo, carnaval, páscoa, natal – e o grupo realizar visitas solidárias, distribuindo, por exemplo, presentes e realizando atividades de acordo com o público-alvo, o qual se trata, principalmente, de crianças e idosos, entre outros, com o intuiro de promover diversão a todos.


Para o Dia das Crianças, os brinquedos serão arrecadados até o 6 de outubro. Os postos de coletas estão espalhados pelas faculdades. Confira: Centro Acadêmico Argeson Tabosa de Direito FA7; Centro de Convivência Unifor; Bloco K Unifor; Bloco D Unifor; e Centro Acadêmico XII de Maio Famed – UFC. Para mais informações, acesse ao Facebook do projeto – www.facebook.com/pjvicrescer/.


Ônibus Encantado


Outra iniciativa para tornar o Dia da Criança mais feliz, parte da Federação dos Transportes – Cepimar e do Sest Senat Fortaleza, que realizam a quarta edição da campanha Ônibus Encantado. O objetivo é arrecadar brinquedos, produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis a serem doados a duas entidades que atendem o público infantil: o Instituto Fellipo Smaldone e o abrigo Casa de Jeremias. Até o  dia 8 de outubro e as doações podem ser feitas nas sedes da Federação dos Transportes – Cepimar (av. Dom Luís, 880 – Salas 906 a 908), do Sest Senat Fortaleza (r. Dona Leopoldina, 1050 – Centro) e dos sindicatos do setor dos transportes filiados à Federação (ver lista abaixo).

 

A entrega  dos brindes acontecerá no dia 10 de outubro, no Sest Senat Fortaleza, durante um dia de lazer para crianças das duas entidades, com brincadeiras, ações recreativas, lanche e uma visita educativa às exposições contando a memória histórica do transporte no Ceará, montadas no Centro Cultural do Transporte.  No ano passado foi arrecadado um total de 6.500 brinquedos e quase meia tonelada dentre artigos de limpeza e alimentos não perecíveis.

Postos de Coleta:


  • Federação dos Transportes – Cepimar (Avenida Dom Luís, 880, salas 906 a 908, Meireles – fone: 85 3261 7066)

  • Sest Senat Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1.050 – Centro – fone: 85 3304 4111)

  • Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) (Avenida Borges de Melo, 60 – Alto da Balança – fone: 85 4005 0990)

  • Sinterônibus (Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará) (Avenida Borges de Melo, 60 – Alto da Balança – fone: 85 3227 1478)

  • Setcarce (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará) (BR 116 – Km 08, nº 3.151 – Messejana – fone: 85 3276 4118)

  • Sinfrece (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por fretamento do Estado do Ceará) (Avenida Dom Luís 880 Sala 905 – Aldeota – fone: 85 3261 6803)




Com informações da  Assessoria de Imprensa do Sest/Senat. Contato:  fone: 85 3304 4111




*Crédito da Foto: TJCE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here