No próximo domingo, 21 de Setembro, o mundo celebra o Dia Internacional da Paz. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um “dia de cessar-fogo e de não violência”. Ao longo dos anos, tem sido um dia no qual as pessoas refletem sobre como cada um pode contribuir para a paz. Pelo sexto ano consecutivo, a organização Arte de Viver, criada na Índia pelo pacifista e mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar, realiza nesta data, em mais de 100 países, o evento Planeta Medita. Em Fortaleza, a meditação coletiva, aberta ao público e gratuita, ocorrerá em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). O encontro terá início a partir das 10h, no jardim da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

 

Quem está na coordenação do evento é a vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Barontini. Ela vem articulando coordenadores de projetos e ações voltados para a paz, bem como com grupos fora da Universidade que praticam  meditação e outras ações pacifistas em Fortaleza. Para participar do Planeta Medita 2014, não é necessário ter experiência com meditação. Basta comparecer usando roupas leves e confortáveis e levar uma toalha, canga ou tapete de ioga.

 
Meditação na internet


Quem não puder comparecer aos locais de realização poderá participar pela Internet acessando: worldpeacemeditation.org. Na edição do ano passado, informa o material de divulgação da Arte de Viver, o Planeta Medita reuniu “mais de 150 mil pessoas, de diferentes origens e culturas”. Este ano, além de Fortaleza, o evento ocorrerá em Aracaju (SE); Recife (PE); Salvador (BA); Brasília (DF); Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ); e Campinas, Indaiatuba, Santos, São Paulo (SP). Pelo mundo, algumas das cidades que sediarão o evento são Nova Iorque (EUA), Buenos Aires (Argentina), Madri (Espanha), Nova Deli (Índia), Moscou (Rússia) e Cairo (Egito).


Contato:  Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – (fone: 85 3366 9533)

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da UFC e da Arte de Viver

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here