As articulações para o 11º Encontro de Arte Espírita estão aceleradas. O evento acontece neste sábado, 26, das 17h às 20h, no Hospital Nosso Lar (Av. Carapinima, 2380 – Benfica). A programação contará com música, teatro e poesia. Aberto ao público em geral, já é uma tradição no fechamento das férias do meio do ano para espíritas e não espíritas.  Em homenagem aos 150 anos da obra O Evangelho Segundo O Espiritismo, o Encontro terá como tema “A divina Lei de Amor”.


O Encontro é promovido pelo Centro Espírita Irmão Leite (CEIL), com apoio do Hospital Nosso Lar. A Presidente do CEIL, Aparecida Cândido, destaca, entre as atrações o grupo de Teatro de Bonecos Riso de Deus que, através da cultura popular dos mamulengos, leva a adultos e crianças os ensinamentos universais do Evangelho e do Espiritismo. O espetáculo a ser apresentado será “Um sopro de Paz”, sobre a lenda de uma flauta que, “quando tocada, contribui para que as criaturas resolvam seus conflitos e diferenças de forma pacífica e amigável.”


No programa estará também o Grupo Juventude Espírita Amor e Caridade (JEAC), resultado do projeto de educação espírita desenvolvido no CEIL. Os jovens apresentarão o espetáculo “Regeneração”. Mesclando teatro e música, “a  peça trata da Lei Divina de Amor sobre a evolução do ser  imortal ao longo de suas encarnações e de reparações dos males passados”.

 

O encontro terá ainda as participações do Grupo Musical Francisco de Assis, que já gravou seu segundo CD de músicas espíritas; o grupo Loucos por música, formado por pacientes e colaboradores do Hospital Nosso Lar,  como parte do trabalho de musicoterapia desenvolvido na instituição. E, encerrando o encontro, a cantora Elisângela Lima, que faz parte da Coordenação da Juventude do CEIL.

Arte e espiritualidade

Aparecida Cândido esclarece que o Encontro nasceu “a partir de trabalhadores do com o intuito de proporcionar ao ambiente do Hospital um momento de arte e espiritualidade capaz de gerar harmonia e paz àqueles que dele usufruem”. Observa que os transtornos mentais são complexos e o Encontro faz parte dos esforços da entidade para amenizar o sofrimento dos pacientes e familiares.

 

“O Encontro de arte é bem-vindo ao Hospital, pois gera um momento de entretenimento artístico salutar e divertido, ao mesmo tempo em que as pessoas que lá comparecem percebem que o ambiente de tratamento é bem mais humano do que o preconceito possa desenhar na imaginação de quem não o conhece. Na ocasião aqueles irmãos e irmãs internos que não podem deslocar-se até o centro do show, recebem em seus espaços a presença e apresentação dos artistas que somente subirão ao palco após presenteá-los com a sua arte”, esclarece.


Para realizar o evento, o CEIL conta com o trabalho voluntário de seus trabalhadores e da  Instituição Espírita Nosso Lar (mantenedora do Hospital), “todos imbuídos dos mais sinceros sentimentos de caridade e fraternidade”, ressalta. As despesas para a organização do Encontro são pagas com o resultado de doações e da venda de livros, lanches e artigos do Bazar realizado pelos voluntários.


Mais informações:  Aparecida Cândido, presidente do Centro Espírita Irmão Leite – (fone: 85 8886 1558 / 9846 0150) / Aristides Barros, Diretor Artístico do evento – (fone:  85 8897 5946)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here