Inaugurado em 1958, o Cine São Luiz, tombado pelo Governo do Estado em 1991, em reconhecimento a seu valor como patrimônio histórico e arquitetônico, passa por uma reforma orçada em R$ 15,2 milhões e ganha a configuração de cine-teatro, que permite além da exibição de filmes, espetáculos de teatro, dança e música, em uma programação a ser construída em diálogo constante entre a equipe da Secretaria de Cultura (Secult) e representantes das diferentes linguagens artísticas. A reinauguração do equipamento está prevista para 22 de dezembro deste ano.


O espaço recebeu um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos e equipamentos de projeção. Apesar da reforma, iniciada em dezembro de 2013, a Secretaria de Cultura (Secult) garante que o Cine São Luiz ainda estará resguardado de memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas.

Cine-teatro

Os meses de reparo e restauração serviram para que o cinema ganhasse uma nova funcionalidade: a de teatro. A redescoberta da potencial caixa cênica de 20 metros, que estava inutilizada, fez com que a as obras tomassem outro rumo. O cinema ganhou espaço de um teatro: um palco, que foi totalmente recuperado. Com ele também vieram reparos em outros agregados como camarins e o espaço para receber músicos de orquestra, o fosso. Segundo o titular da pasta, Paulo Mamede, entregar o equipamento restaurado à sociedade é uma prioridade da Secult. “É prioridade, para a Secult, devolver à população cearense um patrimônio como é o São Luiz e garantir que todos os equipamentos culturais do Estado, que estão passando ou vão passar por obras, tenham plenas condições de uso e contem com programação de qualidade. O Cine São Luiz continuará servindo como referência para várias gerações do Estado do Ceará e de Fortaleza”, ressaltou Mamede.

Saiba mais

Fechado desde 2010, a ordem de serviço para a reforma do São Luiz foi assinada em 18 de novembro de 2013. Após a reforma, o São Luiz continuará com capacidade para 1200 lugares. Durante as obras de restauração, foi descoberta a cor original das colunas laterais do cinema. No lugar de marrom, como eram lembradas, elas são dourado metálico. De acordo com o restaurador José Luiz Motta, essa informação deu uma nova diretriz para o trabalho que estava sendo realizado. A equipe vinha trabalhando com a perspectiva de utilização de pigmento sintético na pintura das colunas. “Na prática identificamos o DNA da cor e agora o nosso desafio é identificar o código internacional e a técnica mais adequada para que estas colunas voltem ao dourado metálico dos anos 50”, destacou o restaurador.


José Luiz Motta ressaltou ainda que as análises técnicas que estão sendo realizadas permitiu adiantar que áreas como o forro do teto do cinema, rico em detalhes e cores, não precisará receber nova pintura em sua totalidade. “Observamos que há uma série de detalhes que não necessitam de tinta nova, basta uma higienização e verniz. Já em áreas mais destacadas, como as paredes laterais, vamos identificando as cores originais para mandar produzir os pigmentos”, afirmou.


De acordo com o engenheiro residente da obra,  José Cardoso, todas as intervenções que vêm sendo realizadas no equipamento atendem a duas premissas: o compromisso de manter as características arquitetônicas originais, recompondo a edificação com suas características estéticas e históricas e, paralelamente, realizar a modernização das instalações e infraestrutura. “As obras também atendem às novas demandas, como é o caso das melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, projeção, climatização, além dos assentos, piso e revestimentos”, enfatizou Cardoso.

 

Com informações da Secult

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here