No dicionário, a palavra solidariedade significa identificação com o sofrimento do outro e, principalmente, disposição em ajudar a solucionar ou amenizar um problema. O gesto de amor é compartilhado todos os dias nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Os exemplos são diversos e vêm de atitudes mais simples. Nesta terça-feira (31), quando se celebra o Dia Mundial da Solidariedade, conheça algumas dessas demonstrações de empatia em estruturas administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, a humanização é uma marca da assistência prestada na unidade. Setores pediátricos realizam atividades em datas comemorativas incentivando a ludicidade, estratégia que favorece a recuperação e ajuda a enfrentar a rotina hospitalar.

Nas clínicas, nas emergências e na Unidade de Cuidados Especiais (UCE), pacientes estáveis celebram aniversários, recebem o serviço de corte de cabelo e até vivenciam passeios. Periodicamente, o HRN também promove campanhas de doação de sangue e de leite humano.

“A solidariedade é a edificação de um contexto novo e melhor como forma de humanização, de aprimoramento do ser humano, de melhoria das relações sociais. Dentro de um hospital, vivenciamos muitas dores, e a solidariedade transforma a dor em amor, minimizando angústias num período difícil”, explica a coordenadora do Serviço Social, Iara Pinto.

Doações de cabelos

Em Fortaleza, no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), a parceria com o projeto voluntário Um pedacinho de amor não dói arrecada doações de cabelos para pessoas que perderam os fios e não têm condições de comprar perucas.

A unidade recebe as mechas e as repassa para a organização não governamental. As doações podem ser entregues na recepção do equipamento hospitalar, localizado na Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana. A iniciativa já beneficiou centenas de mulheres da Capital e de outros municípios cearenses.

A solidariedade também é parte da rotina do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). Anualmente, a estrutura realiza campanha de doação de sangue em parceria com a equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Em três anos de funcionamento, a unidade arrecadou 279 bolsas.

“Doar é um gesto de amor e empatia. Quando alguém se coloca no lugar de quem precisa, isso salva vidas. Compreendemos a importância da ação, especialmente após a pandemia de covid-19, período em que houve dificuldade de coletar bolsas de sangue”, afirma a coordenadora interina do Serviço Social, Thaysa Rodrigues.

Os voluntários são profissionais de saúde, acompanhantes e familiares de pacientes internados aptos à doação.

Música e missão

Ações solidárias são a base do cotidiano da Casa de Cuidados do Ceará (CCC). Filho de um paciente, o músico profissional Fábio Linhares já participou de diversas ações que estimulam gestos altruístas. Nas atividades em alusão ao Janeiro Branco e ao Natal, por exemplo, Linhares tocou flauta e cantou, alegrando o dia de internados e acompanhantes. “A música está presente nos momentos mais importantes de nossas vidas, daí sua importância”, reconhece.

O auxiliar de Serviços Gerais João Paulo Silva Soares, atuante no Hotel Uirapuru, onde a CCC está instalada, vai além de suas atribuições profissionais. Em dias de folga, ele retorna ao local de trabalho com outra missão: resgatar a autoestima de pacientes ao promover, de forma voluntária, serviço de corte de cabelo e barba. “Mais que um passatempo, é algo exercido com amor e carinho. Tudo se torna mais fácil porque amo o que faço”.

Afeto nos detalhes

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, a solidariedade se revela nos pequenos gestos de profissionais e de equipes que priorizam o bem-estar dos pacientes. Depois de passar mais de um mês internado na unidade, João César de Sousa, natural de Banabuiú, viu os cabelos crescerem e compartilhou o desejo de cortá-los.

Atenta ao pedido de Sousa, que ainda não tinha previsão de alta, a equipe do HRSC se mobilizou para autorizar a entrada de um cabeleireiro e, assim, realizar o corte no leito, seguindo padrões de segurança. “O pessoal aqui é muito legal, não me falta nada”, agradece.

“HRVJ na Comunidade”

Para comemorar um ano de funcionamento, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, implantou o projeto HRVJ na Comunidade. A iniciativa reúne ações educativas e de lazer para a população do entorno do equipamento, além de oferecer atendimento da equipe de Enfermagem, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, e de profissionais da Fisioterapia, da Psicologia e da Assistência Social.

Colaboradores do hospital arrecadaram e entregaram, no último mês de dezembro, ainda, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal à Casa do Idoso do município.

“Muitas mãos solidárias estão envolvidas. Essa união permitiu a manifestação do afeto, do amor, em forma de doações. Foi uma alegria fazer a entrega para a Casa do Idoso, local muito acolhedor e com honrosa missão”, pontua a diretora de Gestão e Atendimento do HRVJ, Sabrina Becker.

Em outro momento, pessoas assistidas nas clínicas Médica e Psiquiátrica foram contempladas com música ao vivo. As equipes do Serviço Social e da Psicologia organizaram uma ação de Natal com músicos convidados – eles recitaram canções instrumentais, acompanhados de violoncelo, violino e saxofone.

Atividade semelhante foi feita em alusão à campanha Janeiro Branco. Na ocasião, o psiquiatra Antônio Carlos fez uma apresentação de voz e violão para seus pacientes.

Valores

A solidariedade é um dos valores do ISGH, ela traduz a nossa marca. E é por isso que ações como essas são comuns nas unidades hospitalares, sempre pensando no bem-estar dos pacientes, acompanhantes e profissionais que reforçam os valores da instituição nas suas atitudes e doação ao outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here