O projeto “Chá Tecnológico e Social” capacita pessoas acima de 60 anos em diversos municípios do estado

Voltado para pessoas da terceira idade, o projeto Chá Tecnológico e Social já incluiu e realizou o sonho da independência digital de centenas de idosos no Ceará. Embora a exclusão e o preconceito seja ainda a realidade de muitos, o programa dá a oportunidade de torná-los visíveis, inseridos e autônomos de suas próprias vidas, pois conectar-se com o mundo é um desafio.

Realizado pelo Instituto Idear desde 2019, o programa tem como objetivo capacitar idosos, acima de 60 anos, a usar dispositivos móveis com atividades do dia a dia, como utilizar o celular e suas funções, navegar na internet e fazer pesquisas, usar aplicativos de bancos, transporte e redes sociais. Toda a capacitação é 100% gratuita com material didático e um tablet, com internet, para acompanhar as aulas. O projeto é incentivado por empresas que aportaram recursos no Fundo da Pessoa Idosa, a nível estadual e municipal.

Além do conhecimento nas tecnologias, o projeto também prevê cursos complementares com minicursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, finanças, crochê, música, saúde, artesanato e diversos outros temas de interesse da geração 60+.

Sobre o Chá Tecnológico
As primeiras edições do projeto aconteceram entre 2019 e 2021, com 483 pessoas beneficiadas somente no município de Maracanaú. No Ceará, foram 385 idosos de diferentes cidades, todos com o acesso a tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades do projeto, que ao final do itinerário formativo foram doados aos participantes.

Atualmente, o Chá Tecnológico em Maracanaú está capacitando mais 400 pessoas maiores de 60 anos. Incluindo novos participantes e veteranos de outras versões que quiseram aprofundar ainda mais os aprendizados adquiridos nas edições anteriores. E nos demais municípios serão 500 pessoas até março de 2023.

Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here