Cainã Cavalcante, Cláudio Mendes e Robertinho Marçal ministram oficinas gratuitas no festival

Para quem quer aprofundar os conhecimentos musicais, três oficinas vão acontecer durante o 24º Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. No sábado, dia 18, a oficina é de violão, com Cainã Cavalcante. No domingo, 19, o músico Cláudio Mendes ministra atividade com o tema “O ser humano por trás do ser artístico”. Na segunda-feira, 20, o assunto é bateria, com Robertinho Marçal.

As três atividades são gratuitas e vão acontecer na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com início às 10h. O acesso é por ordem de chegada, sujeito a lotação. A sede da AGUA fica no Centro de Guaramiranga, próxima ao Teatro Municipal Rachel de Queiroz.

SOBRE OS MÚSICOS

 

Cainã Cavalcante

Com pouco mais de 20 anos de carreira, Cainã Cavalcante nutre parcerias nos palcos e em gravações com grandes nomes da música do mundo. Os movimentos de expansão de carreira de Cainã se dão com diversos concertos pelo Brasil, América Latina e frequentes idas à Europa, tocando em países como Alemanha, Áustria, Holanda, França, Letônia e Suécia.

Atualmente, Cainã mora na cidade de São Paulo e tem firmado parcerias com nomes como Hamilton de Holanda, Ney Matogrosso, Fabiana Cozza, Mestrinho, Maria Gadú e Elba Ramalho, entre outros. Seu mais recente trabalho é o álbum “Sinal dos Tempos – Cainã toca Garoto”, obra lançada em 2021, em homenagem a Annibal Augusto Sardinha, o gênio das cordas “Garoto”. O álbum foi gravado em formato de trio ao lado do grande baixista Guto Wirtti, e do baterista que é parte da história da música brasileira, Paulo Braga. O trabalho tem sido bastante aclamado pela crítica especializada. É este trabalho que Cainã apresentará no 24º Festival Jazz & Blues, também no dia 18, na sessão das 17 horas, no palco da Cidade Jazz & Blues.

Cláudio Mendes

Cláudio Mendes é produtor musical, compositor e arranjador. Com mais de 20 anos de carreira, já dirigiu shows de lendas como Ednardo e Di Melo; acompanhou artistas como Mano Chao, Gabriel O Pensador, Paulo Ricardo, Aldo Sena; atuou como produtor musical de Jussara Silveira, Ceumar, Khrystal; do Ceará, trabalhou Artur Menezes, Daniel Groove, Lorena Nunes, Di Ferreira, Mateus Fazeno Rock, Camila Marieta, Nayra Costa, Ilya, Maria Antonia; e concebeu espetáculos e projetos como “Falando da Vida”, Las Tropicanas”, “Belchior de Todes”, “Mundo Suspenso”, “Ceará In Reggae”, “Bloco Geração Coca-Cola” e muitos outros.

Premiado pelo IATEC como melhor produtor musical em 2013, Cláudio Mendes também ganhou prêmios de composição no Festival Cariri da Canção em 2009. Participou de festivais como Lollapalooza, o August Blue Festival (Estônia), o Sfinks Festival (Bélgica); passou por quase 40 países tocando a bordo do cruzeiro Grand Mistral; fez show-case em feiras internacionais de música como a AME (Cabo Verde), a Música Mundo e a Womex (Espanha).

Atua também na área da educação musical, tendo dado cursos de produção para mais de 30 turmas no Ceará inteiro. A partir das criações geradas nesses cursos, lançou 3 trabalhos em todas as plataformas digitais: o Ep “Filhes de Ninguém”, o Ep “Cearás do Amanhã” e o disco “Cara Travessia”.

Robertinho Marçal

Robertinho Marçal é baterista há 28 anos. Estudou com alguns dos melhores bateristas do mundo. Em 2015 em Chicago estudou com Steve Smith, Dave Weckl, Jogo Mayer e Benny Greb. Dois anos depois esteve em Boston na Berklee College of Music, onde teve aulas com Dave Dicenzo e Henrique de Almeida.

Por sete anos acompanhou Raimundo Fagner fazendo shows em todo o país. Já tocou com artistas como Ednardo, Lucy Alves, Marcos Lessa, entre outros. Atualmente faz turnê com o Padre Fábio de Melo. Robertinho Marçal lançou seu primeiro álbum solo, que leva seu nome, em 2019, com músicas de compositores cearenses. Será este show que o músico apresentará no palco do Festival Jazz & Blues, no dia 20, na sessão das 17h.

Além do trabalho como instrumentista, Robertinho ajuda bateristas a desenvolverem sua própria voz no instrumento, através da união de técnica e sentimento. São mais de anos lecionando em aulas particulares e em grandes escolas como Bateras beat, e através de seus cursos on-line, com mais de 400 alunos.

O 24º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação. Agradecimentos: Enel e Solar Coca-Cola, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE).

SERVIÇO

 

Oficinas do 24º Festival Jazz & Blues: De 18 a 20/02, às 10h, na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, próximo ao Teatro Rachel de Queiroz – Centro). Dia 18: violão com Cainã Cavalcante; dia 19, “O ser humano por trás do ser artístico” com Cláudio Mendes; dia 20, bateria com Robertinho Marçal. Atividade gratuita, com acesso por ordem de chegada. Sujeito a lotação.

24º Festival Jazz & Blues: De 18 a 21 de fevereiro de 2023 em Guaramiranga, Ceará. Ingressos para as sessões das 21h à venda no site Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com.br). Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O restante da programação tem acesso gratuito. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues]. Informações: producaojazzeblues@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here