O mês de junho é dedicado à conscientização sobre importância da doação de sangue ao redor do mundo. E é também quando se comemora, nessa segunda (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. E também para homenagear e agradecer a todas as pessoas que, voluntariamente, se dispõem a salvar vidas.

A OMS recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lançou no último dia 9, uma campanha de sensibilização para estimular a população a doar sangue. A campanha é em alusão ao “Junho Vermelho”, um movimento nacional para aumentar o número de doações e em reconhecimento ao Dia Mundial do Doador, celebrado hoje.

Trazendo o tema “Tudo Começa Quando Você Estende a Mão”, a campanha é uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce, ela conta com o apoio de vários parceiros, como os shoppings Iguatemi e Del Paseo, que voluntariamente cederam espaços de divulgação nas áreas comuns dos centros comerciais e durante todo o mês de junho, uma programação com lives temáticas será realizada nos canais de comunicação do Hemocentro.

Segundo Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemocentro, cerca de 90% das doações recebidas nas unidades do Hemoce são do tipo doação voluntária, ou seja, aquela que é feita sem nenhum tipo de motivação para alguém conhecido. Ela também comenta sobre a importância daquelas pessoas que ainda não doaram para lembrarem de exercer esse gesto.

“Convidamos a população a fazer parte dessa campanha e ajudar a salvar vidas. Também agradecemos e parabenizamos a todos os voluntários por manterem esse gesto com regularidade. Hoje mais de noventa por cento das doações de sangue recebidas em todo o estado do Ceará são doações voluntárias. E você que ainda não doou, aproveite essa data para exercer esse gesto de solidariedade, não esqueça de agendar a sua doação, através do portal do doador, você pode agendar o dia, a hora e o local.”

Para quem deseja doar, é preciso atender a alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos de idade, estar saudável e pesar mais de 50kg.

Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto. O voluntário que tiver menos de 18 anos, deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here