O Dia do Ceará, 17 de janeiro, marca a data em que o estado se tornou independente da Capitania de Pernambuco.  A autonomia se deu em 1799. Para comemorar os 216 anos de  emancipação  do estado, uma série de atividades culturais foi programada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. A programação acontece em Fortaleza e na cidade de Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Tudo gratuito.


Em Aquiraz, a partir das 9h, o público poderá participar de visitas guiadas ao Museu Sacro São José de Ribamar, que além do rico acervo de arte sacra guarda informações sobre a história do Ceará.  Às 16h, na Praça Cônego Araripe, na Praça da Matriz de Aquiraz, em frente ao Museu Sacro, a Banda de Música do município fará apresentação.  Às 16h30 acontece o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Às 16h45 acontece visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar.


 Às 17h, ocorrerá a solenidade oficial pelo Dia do Ceará, com hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil, com execução dos hinos da primeira capital cearense,  do Ceará e Nacional. Às 18h, será celebrada missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado, datada do início do século XVIII.  Às 19h30, no interior da igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (foto) realizará uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.


FORTALEZA


 Em Fortaleza, a programação será realizada em vários equipamentos culturais da Secult, como o Theatro José de Alencar (na Praça José de Alencar, no Centro). Neste sábado, a visita guiada terá como cicerone o bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi, personagem da história do TJA, a partir das 15h.


 Às 18h, a Hora do Angelus terá o tenor Franklin Dantas interpretando a tradicional “Ave Maria”. Em seguida,  acontecerá o Sarau do TJA, com o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, homenageando o escritor, jornalista e dramaturgo Guilherme Neto e o poeta Mário Gomes, personagens da cultura cearense que se despediram recentemente, deixando saudades e um grande legado artístico e pessoal.


O Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Centro) terá como atividade especial, das 9h às 17h, a exposição “Impressões do Sertão Cearense”, composta por xilogravuras, matrizes e outros objetos que retratam cenas da nossa cultura sertaneja. No Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro) terá às 10h uma edição especial do programa de debates Café do Zé, reunindo fotógrafos cearenses que têm trabalhos na exposição atualmente em cartaz no Sobrado, reunindo fotografias de autores locais e de convidados peruanos. Das 13h30 às 16h acontecem as exibições de filmes do “Cineclube Sobrado”, neste sábado com curtas-metragens referentes a temáticas diversas do Estado e da capital, como “Fortaleza Antiga e Nova (1923-1963/1982/2005)” e “Perfil: Nirez”, entre outras produções.


Com informações da  Secult – Contato pelo fone: 85  3101 6761

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here