O livro é resultado da dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente feito pelo autor na Universidade Federal do Ceará. Na apresentação, Ademir Costa, que é jornalista, explica que reúne “um dos relatos possíveis da história dos movimentos sociais de Fortaleza por áreas verdes”. No estudo realizado entre os anos de 2010 e 2011, ele buscou privilegiar “as falas dos protagonistas, em coerência com o método da história oral.” Nos depoimentos, apareceram questões amplas, ligadas a “racismo, cultos africanos e indígenas, práticas políticas viciadas, ecumenismo, urbanização ao longo do tempo e ditaduras na América Latina, bem como mídia, espaço público e democracia, transporte individual e coletivo, uso dos meios de comunicação pelos movimentos sociais e o desemprego como falta de liberdade.” As ilustrações do trabalho também merecem destaque. As fotos, obtidas após o autor superar obstáculos, “mostram riachos, lagoas e rios poluídos e com indícios de eutrofização, suas áreas verdes sofrendo os mais abusivos usos, áreas de preservação permanente impermeabilizadas, queimadas, ocupadas ou limitadas a poucos metros, quando ainda existentes.”


O lançamento do livro será neste domingo (7), das 9 às 12h, no Parque Ecológico Rio Branco (Av. Pontes Vieira, próximo à Avenida Visconde do Rio Branco), em Fortaleza, durante o piquenique Domingo no Parque.

Demandas do Movimento Ambiental por Áreas Verdes em Fortaleza

Autor: Ademir Costa

Páginas: 354

R$ 50,00 (em papel, serão vendidos somente 10 exemplares e a renda será doada para o Movimento Proparque. A entidade não recebe dinheiro de governos nem de empresas. A obra está também disponível no link http://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/livroPDF.aspx?cd_livro=259)

Editora: BNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here