Documentário apresentando o projeto será lançado no dia 24 de novembro no canal do Instituto Arte na Escola

O maior prêmio de arte-educação do Brasil, promovido pelo Instituto Arte na Escola, chegou à sua 23° edição. Voltado exclusivamente para professores de Arte do ensino formal, o Prêmio Arte na Escola Cidadã tem um único objetivo: identificar projetos transformadores. E neste ano, o Ceará levou o prêmio na categoria Ensino Médio com o projeto “Curta DR: uma proposta pedagógica para o ensino de Arte por meio da criação de curtas-metragens numa escola profissionalizante”, do professor Israel Felix. O lançamento do documentário que apresenta o projeto acontece na próxima quinta-feira, 24, às 19h, no canal do Instituto Arte na Escola (youtube.com/InstitutoArtenaEscola).

O projeto foi desenvolvido com as quatro turmas de primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Darcy Ribeiro, em Fortaleza. Para engajar os estudantes, o professor escolheu o formato do audiovisual, pois percebeu que os estudantes tinham interesse na linguagem e afinidade com a utilização de ferramentas tecnológicas, como computador, celular, tablet e acesso à internet.

Para a construção dos curtas-metragens, o professor Israel contou com a participação dos estudantes em todo o processo: elaboração do roteiro e composição visual, técnicas de enquadramento fotográfico e cinematográfico. Tudo feito por eles, pois o intuito do projeto é de que eles se tornassem protagonistas de sua própria aprendizagem, usando tecnologias contemporâneas para se expressar, retratando suas diversas realidades através da arte.

Assim como os vencedores das outras categorias, o professor responsável recebe uma uma bonificação em dinheiro, e o projeto ganha um documentário que apresenta as práticas aplicadas em sala de aula e que inspiram tantos outros professores de arte do país. O lançamento acontecerá na próxima quarta-feira, dia  24 de novembro, 19h no canal do IAE (youtube.com/InstitutoArtenaEscola). Estarão presentes  Jaqueline Vasconcellos, coordenadora geral do Instituto e Roberta Estrela D’Alva, artista homenageada da edição.

No ano de 2022, o Prêmio Arte na Escola Cidadã trabalhou pela primeira vez em sua história com a linguagem teatral, tendo como sua homenageada a artista Roberta Estrela D’Alva, que fez uma apresentação artística de Slam (declamação de poesias ritmadas) durante a Cerimônia do Prêmio. Toda a identidade visual do Prêmio foi inspirada em fragmentos da peça “Antígona Recortada – Contos que Cantam sobre Pousospássaros”, bem como todo o material educativo elaborado pelo IAE para os inscritos no prêmio.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem a missão de incentivar professores de arte, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar estudantes, cidadãos e comunidades. A premiação é destinada para projetos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Nesta edição do prêmio, os projetos deveriam ter sido realizados nos anos de 2019, 2020 e/ou 2021, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional. Para a realização do prêmio, o Instituto Arte na Escola convoca comissões avaliadoras para selecionar professores de artes que desenvolvem projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança, etc.).

 Estes documentários são resultado do XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, que tem o objetivo dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento. Este é um projeto do Instituto Arte na Escola (@iartenaescola), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC) e patrocínio da Sky e da Iochpe Maxion.

Sobre o Instituto Arte na Escola – Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira, defendendo que a arte é um objeto do saber e que desenvolve nos estudantes habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade. O Instituto promove formação docente continuada através da Rede Arte na Escola; dos cursos online e percursos formativos; produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores, como por exemplo, a Série Novos Artistas da Arte Contemporânea, e o selo Arte na Escola (edição de materiais para educadores e estudantes, em parceria com editoras) e é o responsável pela realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã.

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