Imagem: Shutterstock/Divulgação

 

Como grupo de risco, os idosos tiveram prioridade para receber as duas doses da vacina, porém mesmo com o processo de imunização completo, é preciso seguir com os protocolos que evitam a contaminação pelo coronavírus. “A eficácia das vacinas é alta no sentido de evitar hospitalização e morte, tanto que se observa uma queda nesses casos no Brasil, com o avanço da vacinação. Porém, é preciso lembrar que ao envelhecer podem surgir outras condições de saúde e também o sistema imunológico vai se fragilizando. Então, todo cuidado é pouco”, alerta o consultor da área da Saúde do Senac Ceará, Inaldo Araújo.

Nesse sentido, o Senac Ceará lança o curso remoto Cuidados com Idosos em Tempos de Covid-19. O objetivo é ensinar técnicas de cuidados específicos em período de pandemia para que cuidem da pessoa idosa sob sua responsabilidade da melhor forma possível. Ao tomar conhecimento, o responsável vai “minimizar sua ansiedade na realização dos cuidados nas atividades da vida diária, para o qual não se sentem capazes, em todos os aspetos – incluindo o emocional, social e biológico”, ressalta o consultor.

Nas aulas, são tratados assuntos como as vulnerabilidades da população idosa na pandemia, as medidas de prevenção do Covid-19 no ambiente domiciliar, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e as intervenções necessárias diante de casos suspeitos ou confirmados. Partindo do conceito de saúde integral, que defende que para estar fisicamente saudável também é preciso estar bem psicologicamente, o curso aborda a importância das atividades cotidianas, físicas e lúdicas no período de quarentena. O suporte social e familiar é um tema importante que consta na programação.

O instrutor do curso Cuidados com Idosos em Tempos de Covid-19 é Francisco Lenival Alves do Carmo, do Senac Iguatu, que é Enfermeiro graduado pela Universidade Vale do Salgado (Icó/Ceará), com especialização em Enfermagem Dermatológica. Ele traz a experiência na atuação em assistência ao idoso em domicilio há mais de 10 anos.  Vale destacar que as aulas são on-line e ao vivo, o que permite maior interação com o instrutor.

CURSO ON-LINE CUIDADOS COM IDOSOS EM TEMPOS DE COVID-19 

Data: Até 22/09/21  

Horário: Das 19h às 21h

Informações e inscrições: 3270.5400/ https://cursos.ce.senac.br/loja/ambiente-e-saude/saude/cuidados-com-idosos-em-tempos-de-covid/ 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here