No cenário de crise econômica, o mundo volta a atenção para o sistema financeiro e começa a discutir alternativas ao atual modelo econômico e de desenvolvimento. Os sistemas econômicos dependem das instituições de crédito para facilitar trocas e transações; de bancos para produzir dinheiro; de crédito para alavancar a economia; e de sistema de compensação para facilitar os pagamentos… Podemos afirmar que são serviços públicos fundamentais para o funcionamento da vida social. Assim, é necessário o controle estatal e social dos sistemas bancário e de crédito.

Isto permite afirmar que o sistema financeiro deve estar a serviço do progresso social. O BNB – instituição que este mês completa 57 anos – faz parte do sistema financeiro. Sua existência está ligada à necessidade de colaborar no resgate da dívida social com o Nordeste. A crise econômica traz consigo a oportunidade de planejar a economia, regular os mercados, não ignorando as ameaças sistêmicas, inerente ao sistema capitalista. E neste contexto, o Nordeste – maior credor social do Brasil – não pode ficar de lado.

A superação das desigualdades regionais não cabe apenas ao BNB, e sim a toda nação. É necessário ficarmos alerta para que a “solução” da atual crise não venha com medidas danosas à região, seguindo a tradição das elites que, instrumentalizando o Estado brasileiro, exploram o trabalho do povo por meio do latifúndio e se apropriam de recursos e instituições públicas.

A AFBNB busca contribuir com a superação das desigualdades que afetam a região produzindo conhecimento e fomentando a discussão em diversos setores da sociedade. Além disso, reafirma a ação do BNB enquanto indutor do desenvolvimento, condição plenamente alcançável com a valorização de seus trabalhadores, com o aumento de seu capital social e a expansão da rede de agência, bandeiras de luta institucionais encampadas pela Associação.

* Artigo publicado em 21.07.2009 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.
 

José Frota de Medeiros
– Presidente da Associação dos funcionários do BNB
jfmedeiros@afbnb.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here