Foto: Divulgação / Evento
Orquestra de Pindoretama Foto: Divulgação / Evento

Um olhar sobre a música erudita desde o Renascimento, passando pelo período Barroco, Clássico e Romântico. Este é o novo programa musical do Clássicos na Lagoa, que pretende promover um passeio pela história da música por meio de concertos educativos. Criado em 2016, o projeto se consolidou como um importante cenário de formação de plateia, cujo foco é investir na promoção da saúde através da arte.

Em 2018, serão dez concertos às margens da lagoa do Porangabussu. A Orquestra de Sopro de Pindoretama irá abrir as apresentações no dia 2 de março, às 17 horas, com um repertório mais abrangente. Em abril o grupo Syntagma interpreta os compositores que marcaram o período do Renascimento, seguido por três concertos voltadas à época Barroca, outros três ao período Clássico e finalmente uma apresentação sobre a era Romântica.

O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, são os idealizadores do Clássicos na Lagoa. Iniciado em outubro de 2016, o projeto faz parte de uma estratégia mais ampla de tornar a região do Porangabussu um polo de desenvolvimento social, econômico e cultural, tendo o hospital do ICM, que está em fase de construção, como âncora de um modelo voltado à inclusão social.

A Orquestra
Formada por 50 integrantes, a Orquestra de Sopro de Pindoretama realizou mais de 600 concertos e representou o Brasil em quatro turnês internacionais, três na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e uma na Noruega (2010). No repertório, o grupo interpreta clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros e gêneros internacionais como jazz e mambo.

Criada há 18 anos pela Associação dos Amigos da Arte (AAMART), o grupo formou mais de mil jovens e atualmente é responsável pela formação de cerca de 300 alunos, de 8 a 18 anos.

Programação Completa 2018

Concerto inaugural
Orquestra de Sopro de Pindoretama – 2 de março
Renascimento
Syntagma – 6 de abril
Barroco
Orquestra Jaques Klein – 4 de maio
Camerata de Cordas da UFC – 1º de junho
Trio Casa de Vovó Dedé – 6 de julho
Clássico
Quarteto de Cordas da Orquestra Contemporânea Brasileira – 3 de agosto
Quarteto de Cordas Cantabile – 14 de setembro
Quarteto de Cordas Casa de Vovó Dedé – 5 de outubro
Romântico
Trio Nepomuceno – 9 de novembro
Concerto Natalino
Orquestra Contemporânea Brasileira – 7 de dezembro

Serviço

1ª Apresentação: Orquestra de Sopro de Pindoretama
Data: 2 de março
Local: Lagoa do Porangabussu
Horário: 17 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here