A música instrumental irá invadir a Aliança Francesa neste mês de agosto, apresentando um repertório orquestral com notas de Bach, Joseph Haydn, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Liduíno Pitombeira, dentre outros. Dando continuidade a sua programação cultural, Aliança Francesa realiza, nesta sexta-feira (28), o concerto “Alliance Musicale”, ação beneficente em prol dos alunos do projeto Briançon Tempo de Brasil, desenvolvido para a formação acadêmico-profissional e humanística de jovens instrumentistas cearenses no Conservatório de Briançon, na França.


O concerto musical tem o intuito de arrecadar fundos para Leonardo Ferreira (foto), Phillipe Oliveira (foto) e Marisa Galdino, alunos do projeto que foram contemplados com uma bolsa integral no conservatório Francês de Briançon, para o período de dez meses (de setembro a junho), o que equivale a um ano letivo. O montante arrecadado custeará passagens aéreas Brasil-França, pagamento de taxas do Campus France e passagens para Brasília, para obtenção do visto de estudante junto ao consulado francês.


Na programação do concerto beneficente, ex-bolsistas do projeto, atualmente, grandes músicos, farão apresentações em duetos de violino, solo de violoncelo com interpretações de Bach, solo de trompa alpina, clarinete e violão. A noite terá ainda a apresentação da Orquestra Transversal da UECE, com flautas transversais, e do músico francês Sylvain Druot, em voz e violão.


O concerto beneficente “Alliance Musicale” acontecerá na sede Aldeota da Aliança Francesa de Fortaleza (Rua Catão Mamede, 900), a partir das 18 horas. O evento será aberto ao público, sem valores fixos de contribuições.


Além da realização do concerto beneficente, como parceira do projeto, a Aliança Francesa de Fortaleza ofereceu bolsas de estudo integrais para que os alunos contemplados com o projeto cursassem o intensivo de férias no mês de julho. Os bolsistas continuam seus estudos até o período da viagem.

 
Projeto

Idealizado pelo professor Fernando Lage, violoncelista cearense, titular do Conservatório de Briançon, o projeto vem contribuindo para que jovens músicos cearenses tenham acesso ao ensino formal continuado na área dos instrumentos de orquestra, no renomado Conservatório francês. A cada ano, a iniciativa contempla quatro músicos cearenses com a formação no último ano da escola francesa, retornando com o diploma de nível médio Certificat de fin d’étudesmusicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais).


Como resultado, o projeto visa fomentar as orquestras cearenses com profissionais certificados e capacitar professores de música no Estado, desta forma, elevando o nível artístico tanto dos profissionais de música quanto do ensino musical no Ceará.


O projeto Briançon Tempo de Brasil é uma realização da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) com o apoio da Associação de Pais de Alunos do Conservatório Francês (APEC). Desde o início, em 2006, o projeto contemplou 27 músicos cearenses, com idades entre 18 e 28 anos, com bolsas de estudo integrais para o período de um ano letivo no Conservatório Briançon, passagens aéreas de ida e volta Brasil-França, almoços diários, aulas de francês, estadia em casa de família francesa ou apartamento, ajuda de custo mensal e, no retorno ao País, concerto e workshops como contrapartida.


Os resultados já se fazem notar tanto na elevação do nível musical das orquestras cearenses, quanto na atividade letiva dos jovens beneficiados formados pelo Conservatório Francês em anos anteriores, que atuam como multiplicadores em escolas de música e projetos sociais dos municípios cearenses de Pindoretama, Eusébio, Maranguape, Pacatuba, Itapipoca, Sobral e Fortaleza, e em São Paulo – SP, João Pessoa – PB e Natal – RN.


Conheça mais sobre o Projeto Briançon Tempo de Brasil nos links:
www.youtube.com/watch?v=FdBWrDycukk
youtu.be/kqDzxbTTars
www.youtube.com/watch?v=CfLIYofi01k
www.youtube.com/watch?v=y97r2tbPRk0

 
Serviço

“Alliance Musicale”: concerto beneficente em prol dos jovens músicos contemplados pelo projeto Briançon Tempo de Brasil

Data: 28 de agosto de 2015

Horário: 18 horas

Local: Galeria de Arte Jorge Amado – Aliança Francesa (Rua Catão Mamede, 900 – Aldeota).

Aberto ao público

Valor da contribuição: livre
www.aliancafrancesa-fortaleza.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here