Em Fortaleza, todos os anos, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida realiza o Reisado. Situado no Conjunto Planalto da Barra, o grupo percorre as casas do bairro eternizando a tradição religiosa




Foto: Arquivo Pessoal


Comunidade Nsa Sra Aparecida percorrendo as ruas do bairro em mais uma noite de tradição e festa


O Dia de Reis é o último dia da Epifania (período que vai desde o nascimento de Jesus Cristo até o dia 6 de janeiro). Durante esse período, comunidades e grupos organizados percorrem as ruas da cidade, visitando as casas, de porta em porta para celebrar o nascimento de Jesus com instrumentos musicais de confecção artesanal e muita animação.


O reisado é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro. É praticada por católicos ou simpatizantes do catolicismo com o objetivo de relembrar a procura dos Três Reis Magos ao esconderijo do menino Jesus, guiados por uma estrela, ao encontrarem o menino ofereceram à ele homenagens e presentes. Na bíblia, no Evangelho de São Mateus, capítulo 2 é possível conhecer a história.


Em Fortaleza, todos os anos, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida realiza o Reisado. Situada no Conjunto Planalto da barra, o grupo percorre as casas do bairro eternizando a tradição religiosa. Eles cantam, dançam, comemoram e em troca recebem a acolhida das pessoas e ajuda para seguir com os trabalhos do grupo.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Há vinte anos, os moradores do conjunto Planalto da Barra, na Barra do Ceará se reuniram com um objetivo comum: evangelizar. Uma das moradoras do bairro cedeu a sua casa e lá começaram os primeiros trabalhos da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Hoje, o grupo  dispõe  de um espaço próprio e conta com várias pastorais, são elas: catequese, crisma, círculo bíblico, coroinhas, ministros da eucaristia, dízimo, coral, batismo e a pastoral da criança, que atende especificamente o bairro Vila Velha. As pastorais representam a igreja em ação, com a missão de anunciar Jesus Cristo, buscando à Deus seguindo a palavra do senhor.


Os trabalhos são realizados todos em conjunto. O coordenador da comunidade, Marcelo Reis, fala da necessidade de união. “A função de coordenador é multi. Não seria possível uma pessoa só desempenhar. Nós temos secretário e tesoureiro. Eu procuro criar um ambiente bom com todos e dirigir as atividades, mas, cada coordenação desenvolve sozinha suas atividades. Não dependem de mim para agir,” explica Marcelo.


As coordenações contam com o trabalho de cerca de vinte colaboradores. As palavras da bíblia são o fundamento e alicerce do grupo. “Na comunidade é onde eu tento imitar os ensinamentos que Jesus nos deixou. Amar ao próximo, cuidar dos filhos de Deus ajudando aos que precisam de nós. Me sinto bem em conduzir pessoas para a vida cristã. Tenho o meu trabalho que gera o meu sustento, mas, não me impede de buscar cada vez mais a vida em Cristo”, afirma Marcelo.

Serviço

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Avenida K 931 Planalto da Barra – Barra do Ceará

Contato: 85 988930610


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here