Atendendo as orientações a respeito da certificação que estão na portaria do Inep nº 179/2014, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) pode liberar certificados de conclusão do Ensino Médio aos participantes do Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.


Os critérios para obtenção do certificado são: ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação. Além disso, ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova do Enem e ter indicado a Seduc como instituição certificadora, no ato da inscrição no Enem.


Segundo Liliana Farias, técnica da Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, caso o aluno não tenha alcançado a pontuação necessária em todas as áreas, poderá também solicitar uma declaração parcial de proficiência ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) com a pontuação das áreas de conhecimento aprovado, avaliada pelo Enem. “De posse do documento, terá a opção de fazer a matrícula no próprio Centro para cursar apenas as disciplinas em que não conseguiu resultados satisfatórios”, explica Liliana.

Saiba mais

A iniciativa é destinada às pessoas que por algum motivo deixaram de concluir o ensino médio em idade adequada. Para o requerimento da certificação, os interessados deverão procurar um dos 32 Cejas. É necessário entregar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4.


O Ministério da Educação (MEC) ampliou, a partir de 2009, os objetivos do Enem e incluiu a certificação. A Seduc solicitou ao Conselho Estadual de Educação do Ceará autorização para realizar o procedimento nos Centros de Educação de Jovens e Adultos, dos quais nove estão na capital e 23 no interior.


Confira a localização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos: AQUI


Com informações da Seduc

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here