Apesar do avanço da tecnologia, que atrai crianças com seus tablets, vídeo games e computadores, alguns brinquedos manuais mantêm seu público cativo ao longo do tempo. As pipas, por exemplo, conservam seu aspecto lúdico e divertido. No entanto, a Coelce alerta que o passatempo pode gerar graves acidentes, além de provocar o desligamento da rede de energia elétrica, causando prejuízos à população. Em 2014, as pipas foram responsáveis por 728 ocorrências na rede. Já em 2013, a Coelce registrou 1.467 ocorrências.

 

Os municípios mais afetados no Ceará foram: Fortaleza (48), Juazeiro do Norte (80), Crato (40), Caucaia (26) e Maracanaú (25). Na Capital,  o maior número de casos ocorreu na Barra do Ceará, seguido dos bairros Bom Sucesso, Parangaba, Pici, Bom Jardim, Mondubim, Água Fria, Presidente Kennedy, Dias Macedo e Jurema.


Os perigos da brincadeira surgem quando a pipa fica presa aos fios da rede elétrica e as crianças tentam retirá-la utilizando materiais condutores, como barras metálicas. Os riscos de acidentes com descargas elétricas são altos, podendo deixar seqüelas e, em casos mais extremos, levar à morte. Há ainda o perigo de queda, em função do impacto causado pelo choque, e de queimaduras graves. Choque elétrico e curto-circuito são as principais conseqüências do contato da pipa (e do cerol) com a rede elétrica.


Outro perigo está na linha que controla os movimentos da pipa. O material é capaz de conduzir energia, e o choque pode ser fatal na criança, no jovem ou no adulto que estiver brincando. Além disso, o uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores –, põe em risco motociclistas e pedestres e é um dos principais causadores dos desligamentos. Isso porque ele causa o rompimento dos cabos de energia e curto-circuito.

Dicas de segurança

Apesar da queda no número de acidentes, a preocupação ainda é grande. Para evitar novos casos e tornar a brincadeira mais saudável e divertida, o indicado é buscar espaços abertos – como campos, praias e parques -, longe da fiação elétrica. Caso esteja chovendo, o ideal é deixar as crianças dentro casa, estimulando-as a utilizar a imaginação e brincar com segurança.  Se a pipa enrolar nos fios da rede elétrica, por exemplo, nunca se deve tentar recuperá-la.

Em tempo

De acordo com a Coelce, os picos de ocorrências se concentram nos meses de julho e agosto. De janeiro a março, os números também são elevados devido às férias do fim de ano.


Com informações da Gerência de Comunicação da Coelce

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here