Imagem: Divulgação
O método é menos invasivo e possui outras vantagens em relação às cirurgias tradicionais

 

A cirurgia robótica, realizada no Brasil há mais de 10 anos, é uma aliada muito importante da Ginecologia. Por meio dela, é possível fazer procedimentos longos de maneira menos invasiva em pacientes com endometriose e câncer, por exemplo. Outra vantagem é o fato de que esse tipo de intervenção preserva o sistema reprodutor.

Na cirurgia robótica, o médico introduz a câmera e os instrumentos por meio de incisões pequenas. Isso facilita a manipulação dos objetos pelo robô, que utiliza braços mecânicos. Além do cirurgião que guia os movimentos do robô, a equipe conta com enfermeiros e anestesistas. O procedimento robótico transpõe as limitações dos humanos que, porventura, possam afetar uma cirurgia, como cansaço e mal posicionamento dos braços.

O especialista em Cirurgia Robótica, Dr. Leonardo Bezerra, elenca quais são as vantagens da cirurgia robótica. “O procedimento pode trazer mais benefícios para a paciente comparada à cirurgia convencional porque é feita em menor tempo; tem menor tempo de internação; menos dor no pós-operatório; menos risco de infecções; menos perda de sangue durante a cirurgia; rápida recuperação e retorno mais rápido às atividades do dia a dia”, explica.

Além disso, existem vantagens também para o médico. “O cirurgião fica sentado em posição confortável, o que ajuda nas cirurgias longas, diminuindo o cansaço e a chance de cometer erros. Os movimentos são mais intuitivos, pois o robô reproduz movimentos similares aos do cirurgião. O robô não faz nada sozinho. Qualquer movimento realizado por ele, foi feito pelo cirurgião no console. No entanto, diante de ações imprevistas pelo cirurgião, a tecnologia robótica aciona um comando de segurança que trava provisoriamente a máquina, evitando danos ao paciente”, afirma Bezerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here