Quando se analisa a imensa literatura científica sobre qualidade de vida, verifica-se a enormidade dos estudos e trabalhos realizados sobre manutenção, desenvolvimento, melhoria, tratamento e valorização da nossa vida através dos cinco sentidos(capacidades). Visão,audição, paladar, tato e olfato são as razões claras e necessárias da existência de centenas de especialidades, subespecialidades e práticas em saúde, psicologia, educação, trabalho, esportes, etc. E muita coisa se estuda e se faz, há muitos anos, para manter os nossos sentidos livres de qualquer lesão ou patologia.


Infelizmente, apesar do enorme desenvolvimento de técnicas utilizando os nossos cinco sentidos, elas não são praticadas pelos vários profissionais envolvidos na promoção da saúde da população em geral com a devida importância e frequência, na prevenção de doenças como ansiedade, depressão, estresse e outras patologias importantes. Temos estudado e indicado essa prática e os resultados da chamada “terapia pelos sentidos” têm sido excelentes.


Os cinco sentidos são elementos importantes na formação de nossos hábitos e é evidente que a decisão de mudá-los é fundamental e deve existir. E mudar hábitos e costumes, sabemos todos, não é fácil. Assim, para melhorar a nossa vida, destacamos:


 1. Usar a visão como um sentido terapêutico nos colocando em um ambiente calmo e próprio, olhando fotos, slides, filmes, vídeos, televisão, etc, em momentos de total concentração e satisfação, esquecendo todas as situações adversas existentes. Mas é na leitura e na escrita que encontramos a maior e nem sempre bem utilizada aplicação do sentido da visão. Ler suficiente e adequadamente e saber utilizar a arte de escrever são grandes indicações para solucionar os maiores problemas diários, possibilitando uma grande melhoria de nossa vida.


 2. A audição tem sido utilizada com excelentes resultados, ouvindo o som agradável do ambiente natural em total relaxamento ou ouvindo o som de músicas lindas e queridas através dos aparelhos técnicos modernos que podem transmitir sons extremamente agradáveis. Alguns, fanáticos de músicas especiais, chegam a entrar em verdadeiros “êxtases psicológicos”, como chamamos na prática alegre de nossa abordagem.


 3. Na utilização do paladar temos a necessidade de alimentos especiais com grande sabor para o praticante e seu uso feito de maneira toda especial. Degustar, por exemplo, o sabor de um vinho tinto especial, em grande concentração mental, é uma prática muito indicada também pelo valor do vinho na nossa longevidade e pelo seu sabor delicioso.


 4. O olfato nos permite sentir o cheiro de um ambiente natural com variados perfumes que podem ser utilizados para nos ajudar a alcançar outros planos de sensação. Alguns cientistas utilizam diferentes baterias com cheiros variados com ótimos resultados no relaxamento corporal e mental. Muitos de nós guardam o cheiro que sentimos em alguns locais quando crianças.


 5. E o tato humano também constitui um excepcional sentido para relaxar e fazer esquecer as vicissitudes da vida. Utilizar as mãos passando suavemente sobre a pele para fazer carícias com o pensamento em coisas boas da vida pode dar um grande relaxamento. E o beijo com amor tem sido o suporte maior de muitos momentos e destacado em lindos livros, teatros e filmes.E é grátis o uso de nossos sentidos auxiliando o custo de medicamentos que são necessários nessas eventualidades patológicas. É isto aí amigos, o uso dos cinco sentidos auxiliando na cura ou profilaxia de muitas sensibilidades patológicas da vida humana. Acreditem e depois creditem ao nosso Deus que nos deu essas incríveis sensações.


* Artigo publicado em 06.10.2010 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

Antero Coelho Neto é Médico, professor e presidente da Academia de Medicina do Ceará – acoelho@secrel.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here