Para exercer bem a cidadania é fundamental ser bem informado. Nesse sentido, a Controladoria-Geral da União (CGU) promove a 20ª edição do curso virtual “Rumo a uma cultura de acesso à informação: a Lei nº 12.527/2011”. As inscrições são gratuitas e abertas tanto para servidores públicos (de todas as esferas e dos três Poderes), como para qualquer pessoa interessada. Podem ser feitas até a próxima sexta-feira (29),  no site da Escola Virtual da CGU (http://escolavirtual.cgu.gov.br/ead).


No total, são disponibilizadas 1,7 mil vagas. As aulas serão realizadas na modalidade à distância (via Internet), no período de 3 a 17 de setembro, com carga de 10 horas de estudo. O programa da capacitação aborda, entre outros temas, o marco teórico conceitual da LAI; a importância, benefícios e histórico do normativo; noções sobre cultura de transparência; além de detalhar bem a Lei de Acesso brasileira (abrangência, exceções, classificação da informação, recursos e responsabilidades).

 

Os critérios exigidos do interessado são: ter, preferencialmente, disponibilidade mínima de uma hora diária para realização das atividades propostas; e possuir conhecimentos básicos de informática, tais como navegação em sites e uso de e-mail. Os alunos serão avaliados por meio de questões objetivas online sobre os tópicos estudados. Ao final do curso, irão receber certificado de conclusão aqueles que obtiverem, no mínimo, 60% de aproveitamento geral.

Sobre a CGU


A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente o Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo federal, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. A CGU também deve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a necessária orientação normativa.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da CGU e do site do orgão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here