Com a proposta de despertar valores éticos universais na sociedade e contribuir para a construção de um mundo melhor, profissionais de diferentes áreas idealizaram o Movimento Pedagogia das Virtudes, projeto que nasceu na ONG União Planetária, no Distrito Federal. Criado em julho de 2014, o projeto já reúne mais de 50 instituições parceiras no desenvolvimento de um diálogo educacional, cultural, filosófico, psicológico, sociológico, científico e espiritual direcionado para a pesquisa, o estudo e o despertar das virtudes em todos os níveis e espaços do processo social.


Em visita à Agência da Boa Notícia, Bianca Costa, psicóloga e secretária executiva do projeto, contou que o Movimento surgiu como iniciativa do fundador da ONG União Planetária, Ulisses Riedel. “A ideia nasceu dentro da União Planetária, mas o Dr. Ulisses chamou outras instituições. Hoje, já são mais de 50 entidades do Distrito Federal que participam do projeto. O movimento extrapola o setor da educação porque a gente acredita em ações educativas formais e informais para desenvolver a virtude das pessoas. A gente acredita que as causas das principais mazelas estão na ausência de virtudes”, explica Bianca.

 

Desde a criação do Movimento, há pouco mais de um ano, já foram realizados 10 seminários para refletir sobre essas questões, trazer à tona a discussão sobre como construir um mundo melhor através da Pedagogia das Virtudes e também para planejar ações que possam ser executadas. Em abril deste ano, o Governo do Distrito Federal lançou um decreto que torna o Movimento Pedagogia das Virtudes um projeto também do Governo, elencando, ainda, as secretarias que tem a responsabilidade com esse projeto. “A partir desse decreto, para além dos seminários, nós já estamos desenhando ações. Estamos conhecendo projetos sociais desenvolvidos pelo Governo para ver como o Movimento Pedagogia das Virtudes pode contribuir na formação de profissionais, na assistência de pessoas e no trabalho com dependentes químicos e moradores de rua”, afirma Bianca.


Os seminários realizados são gratuitos e acontecem com o apoio das instituições parceiras, que cedem o espaço para a realização dos encontros. Os palestrantes, especialistas renomados em áreas diversificadas (Cristovão Buarque, Noemi Salgado, Jorge Chediek, Marcelo Aguiar, dentre outros) não cobram cachê.
 

Fundamentos


Para entender um pouco mais, seguem trechos dos Fundamentos do Movimento Pedagogia das Virtudes:


“A mentalidade vigente, os costumes, aquilo que é aceito pela coletividade como normal, define a sociedade humana. O mundo é o que é a sua cultura, os seus paradigmas, os seus valores. As ideias governam o mundo. Mais forte que a espada são as ideias. A sociedade evolui na medida que evoluem os seus valores. Diante de alguns fatos, reverbera a pergunta: por que os seres humanos, tão preparados e capacitados, não conseguem solucionar o fantasma da violência, miséria e pobreza? Mandela disse que se uma criança pode aprender a ser violenta, também pode aprender a ser pacífica. Então é essencial entender como nossa sociedade pode auxiliar o ser humano em seu aprimoramento ético. Acreditamos que sem Virtude, o mundo não


“O Movimento objetiva a elevação das consciências, através da atuação educativa, pedagógica, com a busca da edificação de valores humanos adormecidos, fortalecendo uma atuação preventiva, cortando-se em suas raízes a geração de violências. O Movimento Pedagogia das Virtudes lança, assim, as bases de um rico diálogo educacional, cultural e espiritual para resgatar a conscientização coletiva da responsabilidade individual e das entidades públicas e privadas, na construção de um novo modelo civilizatório virtuoso, com ética, dignidade, humanismo e solidariedade.”
 

Em Fortaleza


Bianca revelou os planos do projeto de ampliar seu alcance e reverberar a proposta na sociedade: “Queremos o Movimento Pedagogia das Virtudes Fortaleza, com autonomia para lidar com as necessidades da realidade da cidade. Em setembro, vamos realizar um seminário para trazer a ideia e ver se pessoas com esse mesmo ideal querem também realizar esse trabalho, que é difícil, pois lida com a mudança de paradigmas. Recentemente, durante a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental apresentamos um pouco sobre esse trabalho. Mas, em setembro vamos aprofundar a discussão através do seminário Pedagogia das Virtudes, que já tem a presença confirmada de Ulisses Riedel. No encontro vamos falar sobre a construção de uma sociedade virtuosa”, destaca Bianca.


Mais informações: www.pedagogiadasvirtudes.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here