“Criadores de Começos” é a denominação do projeto que está envolvendo alunos de diversas cidades brasileiras. O Ceará também faz parte da iniciativa. Ao todo, 300 professores que lecionam nos 4º e 5º anos das escolas municipais das cidades de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral participam de um encontro de formação entre os dias 25 e 29 de agosto. Nesta terça-feira (26), o treinamento acontecerá na Faculdade Ateneu (Aldeota), em Fortaleza, das 8h às 12h.


Conforme o projeto, os professores são convidados para um percurso com seis atividades, nas quais professor e estudantes descobrem começos e criam contos a respeito. Cada professor tem até o dia 24 de outubro para encaminhar contos fictícios de algum começo escritos pelos alunos e alunas. A participação é individual e cada aluno ou aluna concorre com quantos trabalhos desejar. O resultado das 30 produções finalistas entre os Estados participantes (Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) sairá em novembro e os textos serão apresentados para uma comissão de jurados em um evento a ser realizado em dezembro.


A coletânea com os contos finalistas comporão o livro “Criadores de Começos: Contos das Crianças”, que será produzido em janeiro de 2015 e encaminhado às escolas e bibliotecas públicas dos municípios participantes em abril de 2015. Os divulgadores da iniciativa explicam que esta é uma forma de levar os estudantes a ler, ouvir, escrever e encenar histórias que falam dos sentimentos sobre os começos. A expectativa é de que ao final dessa trajetória a leitura tenha ampliado o repertório de leitura, da compreensão textual e tenha contribuído para o aumento do interesse das crianças em produzir suas próprias histórias.


O projeto “Criadores de Começos” é uma iniciativa da Coelce, por meio do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura. Saiba o roteiro completo dos treinamentos nas escolas do Ceará:


  • Dia 25 de agosto (segunda-feira)


Juazeiro do Norte – 9h às 12h, auditório da Faculdade Juazeiro do Norte.


  • Dia 26 de agosto (terça-feira)


Fortaleza – 8h às 12h, na Faculdade Ateneu – Sede Aldeota, Rua Carlos Vasconcelos, 1774


  • Dia 27 de agosto (quarta-feira)


São Gonçalo do Amarante – 8h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação – Rua Menezes Pimentel, 54 – Centro


  • Dia 28 de agosto (quinta-feira)


Caucaia – 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, Rua Juaci Sampaio Pontes, 2000, Centro


  • Dia 29 de agosto (sexta-feira)


Sobral – 8 horas às 12 horas, no auditório da Prefeitura.

Com informações da assessoria de imprensa do projeto. Contato: AD2M Engenharia de Comunicação – (fone: 85  3258 1001)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here