O estudante de curso de Sistemas de Informação, da Faculdade 7 de Setembro, Renato Holanda criou, em parceria com os amigos Rafael Araújo e Bianca Nunes, um aplicativo para agilizar a comunicação entre a população e o Ronda do Quarteirão. O “Coop” busca automaticamente o telefone da viatura do Ronda mais próximo do usuário, desde que a área seja atendida pelo programa. “Desenvolvi o aplicativo para evitar a burocracia do atendimento do 190 e para valorizar mais o programa”, explica o desenvolvedor do app.


Disponível gratuitamente em três plataformas (Windows Phone, Android e iOS), o app já contabiliza 2.328 downloads.  Para baixar, procure pelo nome “Coop Ronda”. “Outro dado interessante é que estamos com 339 bairros cadastrados no sistema, sendo 120 em Fortaleza”, revela Renato.


Renato vem desenvolvendo a ideia há, aproximadamente, um ano, mas a execução aconteceu em três meses. “Primeiro, teve um tempo de conversa, tentativa de apresentar para o governo e tudo. Apresentamos a ideia à polícia, que adorou. O problema foi a burocracia, que empacou o processo e as reuniões. Acabou ficando por isso mesmo”.


O aplicativo foi desenvolvido apenas com recursos do Renato e com um apoio da Microsoft. “Não houve nenhum investimento por parte privada ou pública”, afirma.

Sobre o Coop

Coop busca os dados da localização do usuário através do GPS do celular. A partir daí, são enviadas a latitude e longitude para um servidor que irá consultar o endereço, bairro e qual o número do telefone da viatura policial da área da ocorrência. O servidor retorna os dados para o dispositivo que informa ao usuário os dados encontrados e, caso seja ordenado, o aplicativo discará o número registrado.


Caso o servidor não encontre o telefone da viatura da área, será retornado para o dispositivo o número 190, pois o foco principal do aplicativo é que o usuário se comunique com a polícia e receba esse apoio com a urgência necessária.


Nas próximas versões, será incluída a lista off-line de todos os telefones do Ronda, para consultas sem a necessidade de internet, bem como telefones úteis como Autarquia Municipal do Trânsito e Cidadania (AMC), Juizado Móvel, Perícia do Detran, dentre outros.  “Essa aplicação foi feita para ajudar a população. Na próxima versão, iremos implementar uma nova funcionalidade para que seja possível consultar o bairro manualmente, para o caso de ausência total de internet. O usuário irá sincronizar apenas uma vez e terá esses bairros disponíveis off-line”, adianta Renato.

Diferencial

O grande diferencial do Coop, explica Renato, é a velocidade para exibir o número do telefone, sem importar sua localização. “Quando você abre o aplicativo, ele faz uma busca e prepara o celular para discar para o telefone do Ronda do Quarteirão do bairro que você estiver. Caso não seja encontrado um telefone para aquela região, o telefone estará pronto para discar 190. Com isso, usar o Coop até para ligar para 190 é mais rápido do que iniciar o aplicativo Telefone, discar 1-9-0 e em seguida tocar em ligar. Outro diferencial do aplicativo é que você precisa do mínimo de internet, pois as requisições são pequenas. Com isso, não importa sua operadora, você conseguirá usar o aplicativo! Nos testes não tivemos nenhum problema relacionado a internet”.

Mais informações sobre o app

Download do app: http://bit.ly/Coop-Download

Facebook: @CoopApp

Instagram: @CoopApp

Twitter: @Coop_App

Site: coopapp.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here