Num mundo em que as notícias de conflitos e agressões povoam a maior parte de nossos noticiários, discutir ações concretas que possam contribuir para construção de uma sociedade mais justa e pacífica é cada vez mais imperativo. É o que busca o VI Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Cultura de Paz, Juventudes e Docentes’ da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Esta edição contará, ainda, com a palestra da professora Ana Maria Freire sobre o tema “Cultura de paz e pedagogia da tolerância”, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 8 às 12 horas.


O seminário vai reunir também especialistas e pesquisadores de várias partes do país, além de apresentações culturais e lançamento de publicações a respeito da ‘Cultura de Paz’. Escolas públicas da Capital e interior apresentarão suas experiências de combate à violência e de como se tornaram referência na construção de uma sociedade mais justa.


“No mundo em que a maior parte das pessoas está focando na questão da violência e da desesperança, é muito importante que nós possamos fazer algo pela paz. Mas uma paz que pense a justiça social, uma paz ativa, em que possamos estar presentes, nos mobilizar”, explica a organizadora e Profa Dra. Kelma Matos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Saiba mais

Esta é a sexta edição do evento que vai receber a viúva do famoso teórico em educação, Paulo Freire. Ana Maria Freire, ou Nita Freire como é conhecida, vai trazer a temática da pedagogia da tolerância. “A sociedade precisa crer que é possível construir e praticar a paz no cotidiano”, reforça Kelma.


Nita Freire é pedagoga e escritora, autora dos livros Analfabetismo no Brasil, Paulo Freire: uma história de vida e Nita e Paulo: crônicas de amor. A professora dedica-se, atualmente, a organizar, publicar e divulgar sua obra, como sucessora legal do educador.


Outro destaque é a palestra do professor doutor Carlos Sebastião Adriani, mestre em Educação e PhD em Gestão, pelo Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Ele é referência no estudo dos valores humanos na educação, de acordo com os princípios do famoso indiano Santhya Sai Baba.


Além das palestras e apresentações de professores e alunos das escolas, o seminário reúne teatro de bonecos, oficinas, contação de histórias e musicoterapia. Qualquer pessoa pode se inscrever e acompanhar o evento no endereço www.ufcculturadepaz.webnode.com.br/.


Confira a programação completa aqui.


Serviço

Local: Auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – Rua Marechal Deodoro, 750 – Benfica, Fortaleza – CE

Data:  2, 3 e 4 de Dezembro de 2015

Horário: 8 às 17 horas

Inscrições: www.ufcculturadepaz.webnode.com.br/.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here