Há 15 anos, a Instituição Casa do Sol Nascente de Fortaleza acolhe pessoas com o vírus HIV (soropositivas). A entidade desenvolve um trabalho de suporte emocional, prevenção e tratamento de traumas causados por situação de discriminação e estigma.



Foto: Reprodução / Internet


De acordo com o relatório anual divulgado pelo programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, houve uma queda mundial no número de novas infecções (35%) entre 2000 a 2014. Todavia, no Brasil aconteceu o inverso. No período compreendido de 2003 a 2014 foi registrado um crescimento de 53% entre jovens de 15 a 24 anos.


Diante da realidade preocupante, há quem lute e trabalhe para diminuir o sofrimento e alcançar uma melhor qualidade de vida para pessoas soropositivas. Há 15 anos, a Instituição Casa do Sol Nascente de Fortaleza acolhe pessoas com o vírus HIV (soropositivas). A entidade desenvolve um trabalho de suporte emocional, prevenção e tratamento de traumas causados por situação de discriminação e estigma.

Casa do Sol Nascente

Com o compromisso de acolher pessoas soropositivo, abandonadas e desesperançadas, surgiu a Casa do Sol Nascente. O início deu-se em Guaratinguetá/SP, em 1994, quando o João Rosendo dos Santos foi diagnosticado com a doença. Atendendo a um pedido de João, seu filho Nelson Giovanelli e o Frei Stapel construíram uma casa de acolhimento para pessoas com o vírus HIV. Em 1995, foi inaugurada a primeira Casa do Sol Nascente.


Antes de sua partida definitiva, João Rosendo conheceu, em Fortaleza, o Arilo Deodato Lima, que era voluntário no Girassol, um grupo que oferecia apoio aos portadores de HIV/Aids atendidos no Hospital São José. Sempre envolvido com trabalhos voluntários e solidários, Arilo assumiu o compromisso de fundar a Casa Sol Nascente no Ceará. Ele e a esposa, Marilac Holanda, são voluntários desde a fundação até os dias atuais.


Inicialmente foi fundada a Unidade de Adultos, mas, em 2002, a instituição teve que enfrentar um novo desafio. Abrir vagas para crianças soropositivas ou órfãs em decorrência da Aids. Sendo assim, com o objetivo de acolher as crianças, foi preciso alugar um imóvel para abrigar os adultos que já estavam na instituição.


Na Unidade Infantil, a situação era bem mais difícil, pois a estrutura física da casa não suportou as fortes chuvas ocorridas em 2009. Nesse período, foi feita uma campanha, juntamente com o jornal O Povo, para reformar a casa, que foi reinaugurada em 2010. Em setembro de 2012, com a ajuda do Governo do Ceará e a realização de bazar beneficente foi possível a construção e mudança para uma nova casa.


Hoje, a Casa Sol Nascente conta com duas unidades de acolhimento, tendo capacidade para acolher 33 pessoas, 15 crianças e 18 adultos. As casas, hoje, contam com atendimentos de psicologia, nutricionista, terapia ocupacional, aula de música, acompanhamento pedagógico, social e de saúde.

Relatos

Um marinheiro, que apesar de conhecer o mundo todo, encontrou seu porto seguro na casa do Sol Nascente. Lá, tirou seus documentos e viveu feliz, mesmo acamado, até seus últimos dias, comemorando cada aniversário com vigor e alegria de uma criança.


Tem o caso da menina Valentina* (nome fictício), que chegou a Casa Sol Nascente engessada e muito assustada, pois havia sofrido agressões (por parte do pai) que resultaram em fratura no fêmur esquerdo. Além da agressão, a menina possuía paralisia cerebral e era portadora de HIV. Nunca havia feito tratamento, por isso, estava fraca, com as defesas do organismo muito baixas. Passou pelos tratamentos necessários e depois de alguns meses, lá estava Valentina: sadia e muito forte para enfrentar a vida. Por causa da paralisia cerebral, Valentina não conseguia andar, mas isso nunca foi um obstáculo para praticar skate, dançar e sonhar. Após um ano e quatro meses de acolhimento, a valente menina retornou ao convívio familiar e está feliz com sua mãe e irmãos.

A doença

A Aids é o estágio mais avançado da patologia que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.


O tratamento da doença está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje é possível receber o diagnóstico soropositivo e ter uma vida normal, com o devido acompanhamento médico. Até o começo da década de 1990, o número de mortes provocado pela doença era muito alto. O surgimento do coquetel antiaids, que é uma combinação de medicamentos que impedem a multiplicação do vírus no organismo tornou possível aos portadores uma vida regular.

Serviço    

Casa do Sol Nascente:

Endereço: Avenida Alberto Craveiro 2222, Boa Vista/ Fortaleza

Telefone: (85)3469-4437


Com informações do site: www.aids.gov.br e da Casa do Sol Nascente/ Fortaleza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here