Caravanas saídas de San Marcos Sierras, na Argentina, cruzaram o Brasil e já estão em Fortaleza para participar do Encontro da Nação Pachamamama, que acontece de 19 a 21, na Pousada Ocas do Índio, em Beberibe.  Por onde passaram, as caravanas promoveram assembleias comunitárias, rodas de conversa e oficinas em escolas, vivências artísticas e lúdicas em torno da conscientização da água como fonte de vida e patrimônio de todos os seres.


Antes do encontro em Beberibe, os caravaneiros cumprem agenda em Fortaleza. Nesta terça-feira (16), visitam o Projeto 4 Varas, no Pirambu, e participam de uma mesa redonda no Encontro das Águas, promovido pela Justiça Federaldo Ceará, Universidade Federal do Ceará, Uniáguas e ONG Pachamama. O evento será às 14h, no auditório da Justiça Federal.



TERRA SEM MALES


O IV Encontro Internacional de La Nación Pachamama vai colocar em pauta o mito guarani Terra sem Males, que seria o centro do mundo, onde os homens são iguais. Esse mito é recontado, em sua essência, em outras cosmovisões de povos originários das Américas, a exemplo do Bem Viver, base das novas constituições da Bolívia e do Equador – as únicas a reconhecer La Madre Tierra, ou Pachamama, como sujeito de direitos.

 

O evento tem como foco a importância da sustentabilidade dos sistemas ecológicos, sociais e de autoconhecimento – aspectos vitais para o atual momento da humanidade. Para o encontro, virão ao Ceará o professor e assessor do Governo da Bolívia, Fernando Huanacuni Mamani, liderança da etnia aymara e autor do livro Vivir Bien/Buen Vivir, que resgata a cosmovisão dos povos originários dos Andes como sustentação de um modo de vida com profundo respeito a todas as formas de vida, e que tem servido de inspiração para as políticas públicas do atual Governo boliviano.


Outros convidados são o cacique guarani Tekohá Ivohy, do Paraná; a cacique Pequena, da etnia jenipapo-canindé e primeira cacique mulher do Brasil e da América Latina, o economista e presidente do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS, Marcos Arruda; o professor da Unilab (Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira), Bas’Ilele Malomalo, a representante do Movimento Free Tibet, Sandra Erickson, o terapeuta corporal, com foco principal na ancestralidade africana, Norval Cruz, e integrantes do Movimento Nação Pachamama, que tem como principal líder o mestre Lucidor Flores.


A programação completa do Encontro e outras informações estão no site www.encontronacionpachamama.com.

Com informações da assessorial de imprensa do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here