Aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o material para a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançado dia 10 de outubro, às 15 horas. O tema da Campanha da Fraternidade 2010 é “Fraternidade e Economia“ e o lema é “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro“ (Mt 6, 24).


O tema e o lema foram escolhidos no ano passado depois de muitas reuniões e pesquisas. O evento contará com a participação de várias autoridades eclesiásticas e políticas. O secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), pastor sinodal Carlos Augusto Möller; a senadora Marina Silva; o economista e secretário de Economia Solidário do Ministério do Trabalho, professor Paul Singer entre outros.


Sob a responsabilidade do Conic, a Campanha da Fraternidade de 2010 será ecumênica e estará aberta à participação de todas as denominações cristãs. O presidente do Conic, pastor Carlos Möller fará a abertura do ato. Logo em seguida, terá início a apresentação do material da Campanha pelo diretor executivo das Edições CNBB, Padre Valdeir dos Santos Goulart e pelo reverendo Luiz Alberto secretário geral do Conic.


O objetivo da Campanha da Fraternidade 2010 é unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, que é formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo a paz.


A Campanha vai nos ajudar reconhecer nossa omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Hoje, precisamos combinar eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, percebendo a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social e cultural.


* Artigo publicado em 10.10.2009 no jornal O Povo e reproduzideo neste site com autorização do autor.

 




Brendan Coleman Mc Donald

– Padre redentorista. Assessor da CNBB Regional NE1

brendan@matrix.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here