Com o objetivo de criar uma cultura de paz entre adolescentes e jovens, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lança nesta quarta-feira (21), às 8h, a campanha Conte até 10 nas Escolas. O lançamento ocorre durante o curso “Práticas Restaurativas nas Escolas – Diálogos e Mediação de Conflitos”, que terá a participação de professores e gestores de escolas públicas de Fortaleza, Barbalha, Horizonte e Maracanaú. O curso se realiza até quinta-feira (22), no hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, nº 2.500 – Meireles), em Fortaleza, sendo ministrado pelo promotor de Justiça e membro auxiliar na Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Antônio Carlos Ozorio Nunes.


A promotora de Justiça de Defesa da Educação, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, à frente da iniciativa, diz que a campanha nas escolas é uma versão voltada para estudantes do ensino médio da campanha Conte Até 10, lançada ano passado pelo CNPM. Como expressa o material de divulgação  “a campanha Conte até 10 nas Escolas visa reduzir a violência na sociedade e prevenir homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.”

 

Já a finalidade do curso tem sintonia com a campanha. Ao trazer o promotor Antônio Carlos Ozorio Nunes, o MP do Ceará quer sensibilizar os profissionais da educação e levar a eles os conceitos básicos sobre a utilização das práticas restaurativas nas escolas (diálogo e círculos restaurativos), mediação escolar e mediação de pares. A proposta é ainda incluir vivências em grupo que possibilitem aos professores a aplicação desses recursos em suas escolas.


Ao sensibilizar professores e gestores da área de educação, a ideia é fazer o público estudantil ser tocado pela campanha, tornando-se multiplicador da Cultura de Paz. “A atitude é contar até dez antes de reagir e deixar a raiva passar, trocando-se a violência pela tolerância. A convivência no ambiente escolar, às vezes, gera conflito e estresse. Mas diante dessas situações, valente mesmo é quem não briga”, reforça a promotora. Ela diz que o evento desta semana tem o apoio da Secretaria da Educação do Estado, através do Programa Geração da Paz.

 


Saiba mais: www.cnmp.mp.br/conteate10


Contato: Elizabeth de Oliveira, promotor de Justiça – (3265 1136)


Com informações da assessoria de imprensa do MPCE


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here