A edição de maio, da Agenda 22, do Programa Geração da Paz, terá como tema Comunicação Não-Violenta, com a participação do educador social Dominic Barter (foto), renomado consultor e formador internacional. O encontro ocorrerá no próximo dia 26,  das 8h30min às 11h 15min, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, 6º andar do Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres), em Fortaleza. O Geração da Paz é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

 

A Comunicação Não Violenta (CNV), também denominada Comunicação Empática, é um processo desenvolvido pelo  psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg  que inspira ação compassiva e solidária. É ensinada há mais que 40 anos por uma rede mundial de mediadores, facilitadores e agentes voluntários e vem sendo utilizada por um crescente numero de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da paz.


Em entrevista concedida à imprensa nacional, Dominic Barter, que é inglês e vive no Rio de Janeiro, diz que quando pensamos em Comunicação Não Violenta lembramos de exemplos de pacifistas como Gandhi e Martin Luther King que contribuíram para mudanças sociais baseados no poder da não violência. Mas, Barter enfatiza a CNV também em nível pessoal.

 

“Quando estou me relacionando com os colegas de trabalho, pessoas da minha família, amigos e começo a usar uma linguagem que sugere que, o que importa, não é que as pessoas me obedeçam, o que eu ganho ou, como também, que eu tenha que seguir o que as outras pessoas mandam, que eu seja dominado. Mas sim uma linguagem que convida ao encontro, uma horizontalidade de poder, a parceria, a cooperação, a possibilidade de entendimento, de compreensão”.


Para o coordenador do Programa Geração da Paz, Flavio Mesquita, é de “suma importância a continuação de oportunidades de troca de experiências e conhecimentos sobre abordagens que construam boa convivência. A apresentação de conceitos como a comunicação não-violenta, círculos restaurativos e outras práticas que geram uma ambiência promissora de paz fazem parte desta série de apresentações”.

Sobre o Programa Geração de Paz


O Programa Geração da Paz foi criado em 22 de setembro de 2010 visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais.  O objetivo principal do Programa é “fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura da paz”. Envolve escolas públicas da rede estadual, com o fim de beneficiar os alunos e seus familiares, professores, gestores e servidores e as comunidades onde as escolas estiverem inseridas.


Mais detalhes sobre o Programa Geração da Paz podem ser conhecidos no blog: geracaopaz.blogspot.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here