No Estado do Texas, nos Estados Unidos, dois cachorros se ajudam como suporte emocional e cão-guia um do outro, em uma relação impressionante que é uma verdadeira prova de amizade entre a dupla. Sterling, um  Husky Siberiano de 12 anos, e Walker, um  Malamute-do-Alasca de 11, são amigos inseparáveis desde que se conheceram, quando foram adotados por Lillian McKee. Depois que Sterling ficou cego, a relação de ajuda entre os dois ficou ainda mais forte.

O primeira a chegar foi Sterling, resgatado pelo grupo  Texas Sled Dog Rescue (TSDR), em 2013. Um ano depois, chegou Walker, que foi encontrado em uma floresta. Ele chegou inseguro e recebeu o apoio emocional de Sterling, até que, anos depois, ele retribuiu a ajuda quando seu irmão mais velho infelizmente perdeu a visão.

“Quando Walker chegou, sentia-se muito inseguro e aprendeu bastante com o Sterling”, disse a tutora Lillian McKee, fundadora do TSDR. “Ele se tornou um cão muito mais confiante ao seguir o seu exemplo.”

Em 2018, Sterling foi diagnosticado com  glaucoma primário e deu início aos tratamentos. O Husky passou por alguns procedimentos cirúrgicos e em agosto de 2019 ficou completamente cego. “Eles são muito ligados e à medida que a sua visão começou a se deteriorar, Walker ficou mais atento. Sterling passou a se apoiar nele durante algumas caminhadas, como um cão-guia”, recorda.

Infelizmente, há pouco tempo Sterling foi diagnosticado com um  linfoma e também está passando por um tratamento de  quimioterapia.  “Ele é  cego e tem problemas nas costas, mas tem um gosto pela vida que nunca vi em outro animal e não posso desistir dele se ele ainda estiver disposto a lutar”, frisou a tutora, que criou uma campanha para arrecadar fundos para pagar as despesas do seu fiel companheiro.

Os amigos inseparáveis ao lado da tutora Lillian McKee. (Foto: Instagram)

A família vive hoje em  Washington onde faz voluntariado com a WAMAL (Washington Alaskan Malamute), uma associação de resgate animal. Além do câncer, Sterling faz terapia com laser e manipulação ortopédica para tratar um nervo comprimido que tem nas costas. Para os olhos, ainda usa colírio diariamente e um óculos de proteção para caminhadas ao ar livre.

Com informações do Portal IG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here