A Organização Brahma Kumaris desenvolve um trabalho mundial em favor da Cultura de Paz ao oferecer, por meio de seus voluntários, programas de meditação, palestras, workshops e desenvolver campanhas – como a intitulada “Escolha a Calma”, que promove a escolha consciente pela paz e não-violência na sociedade. “Ao reconhecer os desafios da rápida mudança global, nutrimos o bem-estar de toda a família humana ao promover entendimento espiritual, liderança com integridade e ações elevadas para um mundo melhor”, declara a entidade em sua página na internet. Com sede internacional na Índia e escolas em diversos países, a Brahma Kumaris está há 23 anos também em Fortaleza. O endereço atual é Rua Gonçalves Ledo, 1438 – Centro, próximo à Av. Heráclito Graça.


Nascida na Argentina em 2009, a campanha de utilidade pública “Escolha a Calma” é permanente e se espalhou pelo mundo através do site www.escolhaacalma.net. De forma presencial, a Brahma Kumaris a desenvolve por meio de palestras, distribuição de cartilhas sobre valores humanos e encontros para as pessoas compartilharem conhecimentos sobre paz e harmonia. Em tempos de internet, qualquer um pode ser agente da campanha, acessando o site.


 


A idéia é simples: promover a reflexão e a prática de 12 valores – amor, perdão, tolerância, confiança, respeito, humildade, paciência, flexibilidade, humor, compaixão, cooperação e gentileza. O material da campanha ajuda as pessoas a superarem o medo e a raiva e a escolherem a calma nas situações do dia-a-dia. Como diz Inácia Costa, os elementos disponibilizados no site da campanha foram feitos para todo mundo utilizar na escola, no trabalho, em casa.


 


A Brahma Kumaris tem entre suas premissas o reconhecimento da “bondade intrínseca de todas as pessoas”. Ao ser indagada por que, então, predomina no mundo tanta violência, corrupção, desigualdade e injustiça, a coordenadora da Brahma Kumaris em Fortaleza, Inácia Costa, afirma que é em razão das pessoas estarem desconectadas da verdade interior. “A verdade, a pureza, a bondade, a paz, o amor estão dentro do ser. Essa é a essência do ser. Mas as pessoas estão ignorantes disso e passam a buscar outros valores no externo, no material, daí surgem a ganância, a violência. Cada um quer tomar para si e não vê que tudo é de todos”, diz.


 


E como chegar à verdadeira essência? Inácia fala que a prática da meditação, leva a pessoa  a se conectar com Deus, a fonte de tudo, e consigo mesma,  tendo a consciência que somos seres espirituais. A partir daí se chega à compreensão dos valores essenciais.


 


Meditação e palestras


 


Quem quer conhecer mais o trabalho da Brahma Kumaris, uma oportunidade é fazer o curso de Introdução a Meditação Raja Yoga, que este mês está programado para os dias 7, 8 e 14, das 9h às 12h.  Para fazer a inscrição gratuita é só preencher o formulário no site da instituição (http://www.brahmakumaris.org/brazil/agenda?org=219&set_language=pt#)


 


A entidade promove também palestras gratuitas aos domingos, das 19h às 20h, em sua sede. Para essa atividade não é necessário fazer inscrição prévia. Para este mês, estão programados os seguintes temas: “Determinação e sucesso” (dia 8); “Alegria espiritual – a festa constante da alma” (dia 15). Ainda no dia 15, pela manhã, das 9h às 12h, ocorrerá o workshop Economia Espiritual, para o qual é preciso fazer inscrição no site (http://www.brahmakumaris.org/brazil/agenda/register_form?event_id=119286)


 


No próximo dia 22, como parte da Celebração do Festival Indiano Shivratri, a Brahma Kumaris realiza a palestra “Permitindo-se ser amado por Deus”, no Shopping Center Um (Av. Santos Dumont, 3130 – Aldeota). Aberta ao público. E no dia 27, das 19h às 20h, a atividade especial “Paz na Mente”, com meditação pela paz no mundo.


 


Mais informações; Brahma Kumaris – Fortaleza – (fone: 85 3224 5390) /  http://www.brahmakumaris.org/brazil/sedes/Regiao_Nordeste/Fortaleza


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here