Trabalho Social Voluntário é algo presente na vida da pedagoga e estudante de Educação Física Michelly Alcântara. Ela é  voluntária no Projeto Remar. “É assim que procuro me tornar um ser humano melhor, através do trabalho realizado para pessoas com necessidades especiais”, afirma Michelly.




Fotos: Arquivo Pessoal


Michelly, outros voluntários e alunos em momento de atividades de reabilitação e socialização do projeto


Segundo o dicionário da língua portuguesa, “remar” significa manobrar os remos para fazer avançar a embarcação. É exatamente isso que Michelly Alcântara e seus amigos voluntários buscam com o Projeto Remar.  As manobras são cheias de amor, doação e muita força de vontade.Todos em busca da inclusão social de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.


O Projeto Remar é um projeto social sem fins lucrativos que visa promover a inserção de pessoas com deficiência à pratica de esportes de aventura aquática, com atividades de reabilitação, socialização e lazer de forma lúdica. As atividades acontecem na Lagoa do Colosso, em Fortaleza. A pedagoga e estudante de Educação Física Michelly Alcântara é  voluntária no Projeto Remar.”É assim que procuro me tornar um ser humano melhor, através do trabalho realizado para pessoas com necessidades especiais”, afirma Michelly, que conta à Agência da Boa Notícia (ABN) sobre o projeto e sua experiência na realização desse trabalho.


(Agência da Boa Notícia) – Como o projeto chegou até você?
Michelly Alcântara – Sou pedagoga e estou no último semestre de Educação Física na  Estácio. Conheci o Projeto Remar através do professor Vicente, na disciplina de esportes adaptados. Ele sempre pede para os alunos vivenciarem o esporte adaptado lá no projeto. É uma experiência totalmente diferente. Hoje, vejo as pessoas com necessidades especiais  com outro olhar. É com a convivência que aprendemos a ajudar a essas pessoas. Assim, essa passou a ser a minha causa.

(ABN) – Como o projeto se mantém? Quantas pessoas são beneficiadas?  

O espaço e os materiais são  cedidos pelo proprietário da Lagoa do Colosso. O projeto é para qualquer pessoa com deficiência sejam  crianças, jovens e  idosos. Atualmente, temos 60 alunos.

(ABN) – Quais atividades são desenvolvidas?

As atividades esportivas são direcionadas por profissionais de Educação Física e acadêmicos dessa área, como também a participação de outros profissionais como fisioterapeutas, turismólogos, psicólogo, pedagogos e instrutores esportistas. Todos são voluntários. As atividades são adaptadas de acordo com a especificidade de cada deficiência. Cada aluno tem um fichário com dados pessoais e médicos, para que seja feito um trabalho individualizado de acordo com as necessidades de cada pessoa. São atendidas pessoas com deficiência intelectual, motora, sensorial e múltipla. O projeto objetiva oportunizar a inclusão das pessoas no esportes de aventura, oportunizando novas  vivências num ambiente aquático com contato direto com a natureza, através da prática do remo no caiaque e stand-up, o qual estimula o trabalho de força, coordenação, equilíbrio, abdômen, braços e pernas; onde a pessoa rema de pé sobre uma prancha.

(ABN) – Quais os principais desafios para seguir com o trabalho voluntário?

Nossa carência, hoje,  são materiais para a prática dos esportes como: caiaques e salva vidas; e mais voluntários que tenham  compromisso com o voluntariado. O projeto é mantido por doações.

(ABN) E os avanços alcançados?

Os benefícios de um esporte praticado por pessoas com deficiências não se resumem só aos praticantes, mas também  aos seus familiares, pois a evolução em cada movimento, nas capacidades físicas, saber que elas também podem ir muito mais além, isso as motivam e aumenta sua autoestima. A interação entre os familiares é de grande importância, pois é através da troca de experiências que dividem suas dificuldades, conquistas, assim se tornam mais fortes pra lutarem pela mesma causa: inclusão.

Serviço

Projeto Remar

Todas às quartas feiras de 8h às 10h, na Lagoa do Colosso

 Avenida Hermenegildo Sá Cavalcante, bairro Edson Queiroz , Fortaleza

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here