O Brasil confirmou três vagas nas finais masculinas da ginástica artísticas das Olimpíadas de Tóquio. Ao fim das classificatórias deste sábado, Arthur Zanetti terminou na quinta posição das argolas e vai brigar por uma inédita terceira medalha olímpica no aparelho.

O ginasta brasileiro é um dos preferidos na torcida da Associação Estação da Luz que possui o projeto “Vida e Esporte – Ginástica Rítmica”, que oferece aulas de ginástica rítmica visando a inclusão social e o desenvolvimento humano através do esporte. O projeto recebeu a visita de Arthur Zanetti em 2018, através de um convite do Beach Park. O atleta compartilhou com as crianças e adolescentes do projeto um pouco do início da carreira, a importância do esporte na vida, na família, a dedicação aos treinos, além das vitórias nas disputas nacionais e internacionais. As ginastas declaram torcida à Zanetti que é inspiração para milhões de brasileiros.

Maria Sofia Sobral, 12 anos, pratica ginástica rítmica há três anos. “Não conheci o Arthur na época, mas assisto competições que ele participou, ele é uma inspiração não só para mim, mas para todas as meninas que têm o sonho de competir um dia. Espero do fundo do meu coração que ele consiga trazer alguma medalha para o nosso país. Sei que ele é capaz, vai conseguir e só em estar na final já nos traz muito orgulho”, conta Sofia.

Já Maria Isabel Silva, 13 anos, conheceu Arthur Zanetti na visita à Associação Estação da Luz e compartilha a experiência. “Adorei conhecer um atleta tão amado e admirado como ele. Foi uma experiência inspiradora, me senti honrada em ter essa oportunidade e estou feliz com sua participação nas Olimpíadas. Torço muito por ele porque ele é um atleta que faz manobras muito bem e uma excelente ginasta”, comenta.

“Faço Ginástica Rítmica desde os 9 anos de idade, quando conheci a modalidade me identifiquei, achei muito lindo, por isso até hoje participo e tenho muito orgulho em ser ginasta. o Arthur é uma inspiração”, conta Isabel.

Visita do atleta Arthur Zanetti ao projeto da Associação Estação da Luz (2018)
Visita do atleta Arthur Zanetti ao projeto da Associação Estação da Luz (2018)

Para Karine Cordeiro, coordenadora social da Estação da Luz, o projeto ter recebido a visita do atleta foi uma satisfação. “Essa oportunidade que nos foi dada pelo Beach Park, sem dúvidas, marcou a nossa história. Quando teríamos a honra de ver e até bate-papo com um medalhista olímpico, ainda mais quando se trata de seu ídolo? Ainda hoje percebemos uma satisfação imensa das nossas alunas do Projeto Vida e Esporte – Ginástica Rítmica, quando relatam com muita emoção essa experiência”, comenta.

“O Arthur conduziu um bate-papo descontraído, falando sobre sua trajetória e seus maiores desafios, enfatizando sempre o poder transformador do esporte. Ver os olhinhos das nossas meninas brilhando por entender que vale a pena acreditar em seus sonhos, foi revigorante”, afirma Karine.

A Coordenadora Social afirma a torcida. “Sem dúvidas nós queremos que ele conquiste a medalha olímpica, mas nossa maior expectativa é que ele continue inspirando e motivando pessoas, como as nossas meninas que sonham em ser ginastas e acham esse sonho muito distante das suas realidades. Nós sabemos que a história de luta e superação dos nossos atletas olímpicos, deixa acesa a chama da esperança de cada um dos nossos beneficiários”.

 

Confira a programação Ginástica Artística:

Domingo (1/8)
5h – Solo Masculino
5h45 – Salto Feminino com Rebeca Andrade – exibição na Rede Globo
6h44 – Cavalo com Alças Masculino
7h27 – Barras Assimétricas Feminino

Segunda (2/8)
5h – Argolas Masculino com Arthur Zanetti
5h45 – Solo Feminino com Rebeca Andrade
6h54 – Salto Masculino com Caio Souza

Terça (3/8)
5h – Barras paralelas Masculina
5h48 – Trave Feminina com Flávia Saraiva
6h37 – Barra fixa Masculina

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here