A Associação Beija Flor (ABF), juntamente com a Smile Train e em parceria com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, realiza entre os dias 24 e 27 de maio, em Sobral, O Projeto Primeiro Sorriso. O objetivo do evento é levar para o interior do Ceará o atendimento as pessoas com fissura labiopalatina (popularmente conhecida como lábio leporino), que hoje é realizado somente em Fortaleza pelo Hospital Infantil Albert Sabin e Associação Beija Flor, descentralizando o atendimento na Capital.

 

O atendimento a pessoas com fissura labiopalatina será gratuito. Os interessados passarão por uma triagem, que será realizada a partir das 8 horas da manhã do dia 24 de maio, na própria unidade de saúde onde a iniciativa acontecerá. A partir deste momento, eles serão contemplados com consultas de diferentes profissionais que atuam no tratamento desta má formação, e poderão inclusive ser beneficiados com cirurgias corretivas que serão feitas ao longo da ação.

Atendimentos

Serão realizados 100 atendimentos ambulatoriais e 25 cirurgias, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, fonoaudiólogos, cirurgiões gerais, cirurgiões plásticos, anestesistas, assistentes sociais e enfermeiros.

 

Profissionais ou acadêmicos da área de saúde que desejarem expandir seus conhecimentos sobre o tratamento de pacientes com fissura labiopalatina poderão acompanhar de perto todas as atividades relativas ao Projeto. Para isso devem participar de seleção por meio de uma inscrição através do telefone: (88) 99733.2929 | (88)99907. 5558 ou do email: cadastrobeijaflor@gmail.com. Desta forma, poderão acompanhar os ambulatórios, cirurgias, entre outros.

 

Atualmente, a cada 650 crianças que nascem no Brasil, uma vem ao mundo com lábio leporino, que é uma má formação que ocorre durante a gestação. Alguns fatores de risco são conhecidos, como exposição à radiação ou certos medicamentos na gravidez e histórico familiar. Mas a ciência ainda investiga as possíveis mutações genéticas por trás do problema. No Ceará são 13.000 pacientes por ano. Segundo o Co-fundador da Associação Beija Flor, Dr. José Ferreira há hoje em torno de 3.000 pacientes em tratamento. “Realizamos em média 360 cirurgias por ano, no Ceará, mas precisaríamos realizar 1.200 por ano, para termos a demanda controlada. Em média cada paciente precisa de três cirurgias para a reabilitação, além do acompanhamento durante todo crescimento, até os 21 anos. Se não realizar as cirurgias e o tratamento clínico adequado, o paciente fica sequelado por toda vida”, afirma o cirurgião.  

 

Para a Diretora da Smile Train na América do Sul, Mariane Manfredini Goes a parceria com a Associação Beija Flor no Projeto Primeiro Sorriso é fortalecer relacionamentos entre grupos que possuem o mesmo objetivo e oferecer o melhor tratamento a pacientes carentes que não poderiam se beneficiar de resultados de qualidade com segurança.

 

Com informações da Associação Beija Flor

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here