Mais de 50 renomados conferencistas nacionais e internacionais participarão da Conferência Internacional “Saberes para uma Cidadania Planetária”. O evento, que acontece entre 24 a 27 de maio, no Hotel Praia Centro, é embasado nos ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin, e pode ser considerado também como desdobramento do Congresso Internacional Por uma Educação Transformadora: os sete saberes da educação para o presente”, realizado em 2010, também em Fortaleza.


A conferência tem como público-alvo todos os profissionais de educação formal e não formal, que atuam em diversos níveis de ensino, e demais pessoas interessadas nesta temática, especialmente, estudantes e professores de educação fundamental, médio e superior, bem como representantes de coletivos educadores das áreas de saúde e educação ambiental.


Segundo a pesquisadora Rosa Maria Arnt, que faz parte da comissão de organização do evento, a partir dos setes saberes delineados por Morin, é preciso que todos se vejam como cidadãos do planeta, e que isso desperte em todos o estado de humanidade. “Temos que ter essa capacidade de viver um compromisso com o local e o global. Temos que repensar o desenvolvimento humano”, analisa.

Objetivos

A Conferência Internacional “Saberes Docentes para uma Cidadania Planetária” se propõe a desenvolver os alguns objetivos como:


  • oportunizar um encontro histórico de despedida de um dos maiores filósofos vivos da atualidade – Edgar Morin (94 anos), e de diálogos para refletir sobre sua obra e implicações na educação e na formação de professores, visando o desenvolvimento de uma cidadania planetária, tão necessária frente as situações de crise que estamos vivendo.

  • refletir e construir conhecimentos que contribuam para a criação e disseminação de projetos, programas, organizações, políticas e ações individuais ou grupais de caráter econômico, tecnológicos, social, cultural e educativo que iluminem a emergência de uma civilização planetária e/ou a abertura e sustentação de novas vias para o futuro da humanidade.

  • analisar as implicações educativas, curriculares, organizacionais e de formação docente do novo paradigma educativo emergente, baseado na complexidade, na transdisciplinaridade e fundamentado nos valores de responsabilidade e solidariedade individual e social.

  • identificar e analisar as necessidades formativas do professorado de educação básica de acordo com a situação real em que este coletivo de profissionais desempenha suas competências, tendo como referência as exigências estabelecidas nos saberes necessários da educação do futuro e a pretendida reforma paradigmática da educação enunciada pelo Pensamento do Sul.

  • contribuir à formulação de políticas estratégicas que contribuam à dignificação, ao reconhecimento e à valorização do professorado de educação básica, assim como à seleção e à formação contínua dos candidatos mais capacitados e vocacionalmente dotados para a função docente e sua transcendental missão de responsabilidade social.



Serviço

Local: Hotel Praia Centro / Fábrica de Negócios – Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.

Data: 24 a 27 de maio de 2016

Carga horária: 40 horas

Mais informações: uece.br/eventos/spcp

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here