Reveste-se de grande importância a decisão da ONU, em sua última Assembleia Geral, por meio da Resolução 61/93, em 20 de dezembro de 2010. Naquele dia, as Nações Unidas declararam 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Este ano, conferências, debates e eventos de todo gênero abordarão os problemas vividos por aquele ecossistema tão especial e duramente atingido pela ação bárbara dos seres humanos.


Entre as ações que a ONU patrocinará, em conjunto com órgãos oficiais, governos e grupos civis, destacar-se-ão a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que as matas de grande porte desempenham na sustentabilidade global. A comunidade mundial deverá mobilizar-se e atuar com as mais diversas frentes em defesa das florestas. Busca-se, sem dúvida, fazer com que estas sejam manejadas corretamente para a geração atual e as futuras. No caso do Brasil, apesar dos anúncios de retração no ritmo de desmatamento da Amazônia, persiste a inquietação com o futuro da maior floresta tropical do mundo. Porém, o drama não se limita só ao nosso país ou aos vizinhos que também possuem áreas amazônicas.


Na África subsaariana, a floresta ali existente continua sendo devastada por caçadores ou madeireiros em busca de árvores nobres, como aqui ocorre, e o problema se repete na longínqua Indonésia, onde espécies endêmicas, como o orangotango, podem ser extintas pela destruição contínua do seu meio ambiente. Acrescente-se ainda o tráfico de animais em todas essas regiões, que deve ser visto com rigor, punindo-se os traficantes e até funcionários corruptos que a estes se aliam. A preocupação também se estende, nestes tempos de aquecimento global, ao notável papel que as florestas detêm, como reguladoras do clima no planeta, e ao perigo que sua devastação representa para a própria sobrevivência da humanidade.


A ONU está certíssima ao debater, em 2011, a problemática das florestas e lutar pela aplicação de medidas que combatam efetivamente essa destruição.


* Artigo publicado em 20.02.2011 no jornal Diário do Nordeste e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here