Imagem: Divulgação

Atividade é promovida pela Enel

Uma diversão que é o primeiro passo para uma profissão que encanta o mundo inteiro. As crianças geralmente começam a desenhar antes mesmo de escrever o próprio nome. Essa brincadeira certamente contribui para o interesse no cinema de animação, uma arte que une o desenho e a imaginação para criar histórias que encantam plateias de todas as idades.

Até 25 de fevereiro, 200 crianças participam de Oficinas de Cinema de Animação gratuitas ministradas pelo professor Clayton Bochecha. São estudantes de cinco escolas da rede pública de ensino de Fortaleza. Ao todo, serão 10 oficinas, duas em cada escola, contemplando 40 alunos de cada instituição.

Estas oficinas nas escolas são a primeira etapa do projeto Compartilha Animação, que é parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).

Desde o seu lançamento, em 2007, o projeto realizou ao todo 9 curtas-metragens de animação e já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado.

Imagem: Divulgação

Segunda Etapa: Oficina para 10 selecionados

Dentre os 200 participantes das oficinas, 10 alunos, sendo dois de cada escola, serão escolhidos pelo professor Clayton Bochecha para participar da segunda etapa do projeto, que será um mês de oficina no NUCA – Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, de 7 de março a 7 de abril, das 14h às 16h.

No NUCA, os 10 participantes vão ter aulas teóricas e práticas, onde a linguagem do audiovisual será introduzida à rotina desses alunos. Os alunos da oficina terão acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios cinematográficos.

Imagem: Divulgação

Exibição na abertura do 32º Cine Ceará  

Como parte da atividade na oficina, os 10 alunos vão produzir um filme de animação com o tema “Segurança”. O filme será exibido na noite de abertura do 32º Cine Ceará, que acontecerá de 25 de junho a 1º de julho de 2022, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O projeto propicia às crianças e adolescentes de escolas públicas beneficiados uma reflexão sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas com relação à rede elétrica. E mais que isso: aprendizado e troca de experiências com outras crianças e adolescentes.

As dicas de segurança podem ser conferidas no site da Enel (https://www.enel.com.br/pt-ceara/Para_Voce/dicas-de-seguranca.html).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here