O auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) foi palco do lançamento do  I Prêmio Sintaf de Jornalismo (SintafJor) na manhã desta quarta-feira (9/3). Por iniciativa do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), o prêmio visa valorizar e reconhecer o trabalho produzido pelos profissionais do jornalismo cearense para promover a atuação dos fazendários, estimulando os veículos de comunicação a ampliarem o olhar sobre o servidor da Secretaria da Fazenda do Ceará, em suas múltiplas atividades.

O evento contou com a presença de personalidades de referência no jornalismo cearense, que destacaram o impacto positivo da ação.

Na abertura, o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil, destacou que o SintafJor nasceu para avançar no debate em torno do tributo e da atividade fazendária. “Esse debate passa pela discussão da carga tributária brasileira, extremamente regressiva, pela guerra fiscal entre os estados, a reforma tributária e o papel da administração fazendária nacional e cearense”, afirmou. Para Carlos Brasil, é preciso promover este debate numa linguagem em que a sociedade possa se apropriar. “Tributo é fonte de recursos para educação, saúde, desenvolvimento; é também uma forma de promover a justiça fiscal. Precisamos discutir com todos os setores – empreendedores, empresários, academia – o fato de que um fisco forte favorece o desenvolvimento na medida em que garante uma situação igual a todos. Onde não há fisco forte, há sonegação – cruel tanto para o empresariado como para a sociedade”, completou.

A Coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação, jornalista Ângela Marinho, recebeu um convite para prestigiar a solenidade, lembrou que o referido Prêmio nasceu dentro do Sindicato dos Jornalistas com o objetivo de alertar a sociedade sobre os direitos das pessoas com relação à divulgação de sua imagem, principalmente as minorias, que são as mais expostas na rotina da cobertura jornalística.

“O objetivo principal do Prêmio Gandhi é fortalecer a cultura da paz pela comunicação. Já estamos na 14ª edição e somos os mais longevos com exceção do premio da CDL. Até hoje tivemos 1.344 inscrições, com uma média de 150 trabalhos inscritos a cada edição, dispostos em nove categorias. Estamos no ranking dos prêmios mais importantes do Brasil e acreditamos que durante esses 14 anos nós alcançamos o nosso objetivo de conscientizar muitos profissionais e consumidores da notícia que a informação precisa ser produzida respeitando os direitos das pessoas – tomando, por base, as normas existentes, como a Constituição Federal, o código dos jornalistas, dentre outras. Espero que o Prêmio Sintaf tenha vida longa e alcance os seus objetivos”, externou a jornalista.

Angela compartilha que gostou muito de participar do lançamento porque teve a oportunidade de falar para pessoas que não conheciam o Prêmio Gandhi de Comunicação. “Foi interessante ter a oportunidade de mostrar o diferencial, a longevidade do prêmio que já tem 14 edições, que tem uma média de 150 participações por edição e uma adesão muito grande ente os jornalistas cearenses”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here