Jovens e adultos em busca de qualificação podem fazer inscrição, até dez dias antes do início das aulas da turma ou enquanto houver vagas disponíveis, em cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A Prefeitura de Fortaleza, através  da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), está recebendo as inscrições em um dos 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes na capital cearense. São ofertadas 2.044 vagas.

 

Nos meses de fevereiro e março serão realizados cursos nas seguintes áreas: pizzaiolo, auxiliar de recursos humanos, costureiro industrial de vestuário, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, salgadeiro, padeiro, agente de informações turísticas, bartender, camareira, modelista, operador de maquina de corte de roupas, garçom, organizador de eventos, recepcionista de eventos, recepcionista em meio de hospedagem, auxiliar pessoal, auxiliar de recursos humanos, representante comercial, operador de teleatendimento, operador de caixa, promotor de vendas, cuidador de idosos, depiladora, manicure e pedicure, maquiador, fotógrafo, figurinista, vendedor de produtos ópticos e vendedor, mecânico, eletricista de automóveis, eletricista industrial, instalador de acessórios automotivos, auxiliar administrativo, assistente de planejamento e controle da produção, operador de linha de montagem de equipamentos eletrônicos, instalador e reparador de linhas de telecomunicação, administrador de banco de dados, programador web, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica. A tabela completa com datas e critérios está no site da Prefeitura de Fortaleza.



Inscrições

Para se inscrever, o candidato deve apresentar declaração com o Número de Inscrição Social (NIS), RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter idade a partir dos 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração minima de 160 horas. Os alunos participantes recebem material didático e auxílio para transporte e alimentação.

Saiba mais sobre o Pronatec:

O Pronatec é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Governos Estaduais, Prefeituras, Sistema “S” e Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica, entre outros. Na capital cearense, as entidades parceiras e executoras são Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Além destas, a Prefeitura também conta com o apoio da iniciativa privada e associações.


Mais informações:  3105 3445

Com informações da Prefeitura de Fortaleza


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here