Em janeiro deste ano o programa Papo Literário, da TVC, fez uma reportagem no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira. Não para registrar imagens de rebelião sobre sangue e morte. O que motivou a equipe de produção foi a necessidade de tornar público o hábito da leitura e escrita praticados por detentos daquela unidade prisional.


Na semana seguinte, assistindo ao referido programa, ouvi do detento Marcos: “gostaria que os escritores cearenses doassem livros para nossa pequena biblioteca”. Uma solicitação ética de uma pessoa que acredita no crescimento e na liberdade humana que a leitura proporciona. Entrei em contato com a Mônica Silveira, jornalista e entrevistadora do programa, pedindo o número do telefone da diretora do IPPOO.


Comuniquei a Dra Ruthe que os escritores Silas Falcão, Carlos Roberto Vazconcelos e o Poeta-de-Meia-Tigela iriam desenvolver, com o apóio da ACE – Associação Cearense dos Escritores –, a campanha Doem livros para o IPPOO. Vários escritores, amigos e familiares enriqueceram a campanha. No dia 27 de março, num lançamento de livros na sede da ACE, a Dra Ruthe recebeu as doações distribuídas em livros – aproximadamente trezentas unidades –, revistas literárias e apostilas didáticas. O Doem livros para o IPPOO foi o inicio de outras atitudes de valorização humana. Propomos, e fomos atendidos, a diretora daquele presídio, palestras literárias e motivacionais.

 

Em Os caminhos de Mandela, de Richard Stengel, o biografado Nelson Mandela afirma: “uma pessoa só se torna uma pessoa ao lado de outras pessoas”. A paz é o caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here