No feriado desta quarta-feira, 25 de março, duas comemorações marcam a cultura do Ceará: o Dia do Maracatu e a Libertação dos Escravos no Estado. Uma programação vai levar às ruas do Centro de Fortaleza cortejo de maracatus e afoxés. Os primeiros começam a se concentrar a partir das 14 horas no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), numa edição especial do projeto Dia 25 é Dia de Maracatu, evento mensal para divulgar os maracatus de Fortaleza.  O cortejo segue pelas ruas Pedro Pereira e Floriano Peixoto até a Praça do Ferreira.


 


A partir das 16h, os Afoxés seguirão em cortejo da Praça General Tibúrcio também até a Praça do Ferreira. Às 19h haverá a coroação das rainhas. Na programação também será realizada a lavagem da entrada da Igreja do Rosário na Praça General Tibúrcio pelos Afoxés, às 19h. O evento é promovido pela Secretaria da Cultura de Fortaleza.


Vão participar da celebração os maracatus Axé de Oxossi, Az de Ouro, Filhos de Iemanjá, Kizomba, Leão de Ouro, Nação Baobab, Nação Fortaleza, Nação Iracema, Nação Palmares, Nação Pici, Rei do Congo, Rei de Paus, Rei Zumbi, Solar, Vozes da África e os afoxés Filhos de Oyá, Acabaca, Obá Sa Rewa e Oxum Odolá.


 


Saiba mais:


 


O Dia Municipal do Maracatu


 


Criado oficialmente pela Lei Municipal nº 5.827 de 1984, o Dia do Maracatu é comemorado no dia 25 de março, data em que se celebra, igualmente, a libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884). O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888. Razão pela qual o escritor José do Patrocínio teria batizado o Ceará como Terra da Luz.


 


Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura de Fortaleza – Secultfor. Contato: 85 3105 1386 / Foto: Divulgação


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here