
Com formação de novos agentes, neste sábado (4) e domingo (5), a Pastoral da Sobriedade chega à região do Sertão dos Inhamuns. A Pastoral é uma ação concreta da Igreja voltada para a prevenção e recuperação da dependência química por meio de cursos, palestras e grupos de autoajuda. A formação dos agentes acontecerá no Salão da Paróquia Imaculada Conceição, com apoio da Diocese de Crateús.
O facilitador será Rogério Melo, missionário leigo da Igreja Católica, técnico e especialista em Dependência Química e coordenador da Pastoral da Sobriedade/Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Ceará).
“Sabemos que a dependência do álcool e outras drogas é um problema social não só nas grandes metrópoles, mas também no interior do Estado. Por isso, queremos dar este presente a população da região do Inhamuns com a implantação desta Pastoral que hoje já presta atendimentos a cerca de três mil e quinhentos usuários em todo o estado do Ceará com mais de 65 grupos de autoajuda, em reuniões semanais”, esclarece Rogério.
Em carta circular às paróquias da Diocese de Crateús, o bispo Dom Ailton Menegussi, orientou os padres a convidarem para participar da formação “todas as pessoas de boa vontade, que querem ser ‘bons samaritanos’ estendendo a mão aos irmãos que sofrem por causa de vários vícios e dependências (álcool, droga, jogo e outras várias compulsões), familiares dos dependentes (codependentes) e dependentes (aqueles que já estão no processo da sobriedade e aqueles que querem lutar por ela)”.
Mais informações: Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade/Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Ceará – (fones: 88 988126264 / 88 99687 8292)