Imagem: Divulgação

 

A Vila das Artes abre inscrições, por meio da Escola Pública de Audiovisual, para os cursos “Preservação e Memória de Acervos Audiovisuais”, com Débora Butruce, e “Olhares Guarani”, com Patrícia Ferreira. As duas atividades integram o Programa de Férias 2021 da Escola, que ofertará, ao todo, seis cursos sobre temas variados, como som, montagem, preservação, produção, entre outros, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. Cada curso oferece 25 vagas, inscrições seguem abertas e devem ser realizadas on-line.

Clique aqui para acessar as fichas de inscrição

Os cursos “Preservação e Memória de Acervos Audiovisuais” ocorre de 11 a 15 de janeiro de 2021, sempre às 14h. Inscrições seguem até o dia 7 de janeiro. O curso explora aspectos históricos, conceituais, metodológicos e tecnológicos da preservação de acervos audiovisuais. Em cinco aulas por meio de videoconferências, serão trabalhadas diversas questões, como as diferentes características físico-químicas dos suportes, as condições adequadas de manuseio e conservação e as implicações históricas, culturais e legais que envolvem a gestão de coleções audiovisuais.

Os cursos “Olhares Guarani” ocorre de 18 a 22 de janeiro de 2021, sempre às 14h. Inscrições seguem até o dia 14 de janeiro. Durante o curso, por meio de videoconferências, os alunos terão a possibilidade de conhecer, por meio de documentário, a criação do coletivo Guarani Mbya, identificar e compreender estética e politicamente a produção indígena em geral, assim como descrever, discutir e comparar a produção indígena com o cinema convencional.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre as ministrantes
Preservadora e restauradora audiovisual, Débora Butruce é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com projeto de pesquisa sobre a restauração de filmes no Brasil. Realizou doutorado sanduíche na New York University, no Moving Image Archiving and Preservation Program (MIAP), e é mestre em Comunicação e graduada em Cinema, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É profissional da área de preservação e restauração audiovisual desde 2001, com atuação no Brasil e no exterior. Atualmente, preside a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), da qual é membro fundadora e integra a diretoria desde 2014. Também atua na área de curadoria audiovisual.

Professora, realizadora audiovisual indígena da etnia Mbyá-Guarani e atual presidente da Associação Consciência Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy é professora e cineasta indígena brasileira, nascida na vila de Kunhã Piru, município de Missiones, Argentina. Desde 2000, mora em Koenju, aldeia a 30km da cidade de São Miguel das Missões (RS). Participou de mostras e festivais de cinema no Brasil e no mundo, como o American Native Film Festival, o forumdoc.bh, Lugar do Real, Berlinale, FINCAR, entre outros. Formada pelo projeto Vídeos nas Aldeias (VnA), em 2007, Patrícia cofundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, dedicado à produção de vídeos e artes visuais focados na cultura guarani.

Serviço
Curso “Preservação e Memória de Acervos Audiovisuais”, com Débora Butruce
Inscrições: até 7 de janeiro de 2021, em http://linktr.ee/viladasartes
Data de realização: 11 a 15 de janeiro de 2021
Hora: 14h
Local: Plataforma de videoconferências Google Meet (candidatos selecionados serão notificados por e-mail sobre acesso às aulas)

Curso “Olhares Guarani”, com Patrícia Ferreira
Inscrições: até 14 de janeiro de 2021, em http://linktr.ee/viladasartes
Data de realização: 18 a 22 de janeiro de 2021
Hora: 14h
Local: Plataforma virtual de videoconferências Google Meet (candidatos selecionados serão notificados por e-mail sobre acesso às aulas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here