A Escola Pública de Circo da Vila das Artes abre inscrições para as oficinas gratuitas “VesteResto no Picadeiro: Oficina de Figurino para Circo”, com Ruth Aragão, e “Dimensões da Produção para o Circo: Afirmação e Viabilidade”, com Rodrigo de Oliveira. Ficha de inscrição on-line se encontra disponível no site da Vila das Artes até o dia 9 de junho.
A oficina “VesteResto no Picadeiro: Oficina de Figurino para Circo”, com Ruth Aragão, tem carga-horária total de 30h e propõe exercícios criativos e colaborativos que investem na potência da transformação dos itens do vestuário e demais bens-de-consumo, “ressignificando processos e produtos e incrementando os elos entre autonomia de criação, sustentabilidade e consciência de consumo”, explica Ruth. As aulas ocorrerão nos dias 14, 15, 21, 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho, das 18h às 21h, na Vila das Artes.
A oficina “Dimensões da Produção para o Circo: Afirmação e Viabilidade”, com Rodrigo de Oliveira, apresenta carga-horária total de 30h e visa a formação de jovens artistas das artes circenses interessados em realizar a produção seus próprios trabalhos e/ou os de suas companhias, grupos e coletivos. “A partir de reflexões críticas sobre produção cultural em nosso contexto, a formação toma como base três dimensões da produção cultural: planejamento a partir do desejo de realizar; viabilidade técnica e financeira; e comunicação, promoção e geração de conteúdos”, explica Rodrigo. As aulas ocorrerão nos dias 13, 15, 17, 20, 21, 27, 29 de junho e 01, 04, 05 de julho, das 9h às 12h, no Ecocirco do Instituto Intervalo.
Os participantes selecionados serão notificados por e-mail no dia 10/06. O resultado será também publicizado por meio do Instagram da Vila das Artes (@viladasartesfortaleza).
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Sobre os ministrantes
Ruth Aragão é criadora e professora de moda e figurino com pós-Graduação em “Criação de Imagem e Styling de Moda” (Senac SP), sistematizando suas pesquisas, inquietações, conhecimentos e saberes com o rigor necessário para um aperfeiçoamento em Upcycling (Reuso) e na condução de coletivos criativos, radicalizando a ressignificação das linguagens da moda e do figurino. Na sua trajetória, contabiliza mais de 100 projetos.
Rodrigo de Oliveira possui graduação em Letras e licenciatura pela Universidade de São Paulo (USP) e é mestrando em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência de 20 anos na área de educação, com ênfase em elaboração de projetos e planejamento pedagógico. Reúne experiência no terceiro setor, com atuações nos campos da elaboração, gestão e avaliação de projetos, planejamento institucional, captação de recursos e produção cultural. Em 2004, criou a TEMBIÚ – Alimento de Alma, um coletivo de educadores, artistas e produtores com atuação em Fortaleza para impulsionar projetos educativos, sociais e culturais no estado do Ceará.
Serviço
Oficina “VesteResto no Picadeiro: Oficina de Figurino para Circo”, com Ruth Aragão
Período de inscrições: até 09/06
Inscrição
Período das aulas: de 14 a 30/06 (terça, quartas e quintas-feiras)
Hora: 18h a 21h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Gratuito
Oficina “Dimensões da Produção para o Circo: Afirmação e Viabilidade”, com Rodrigo de Oliveira
Período de inscrições: até 09/06
Inscrição
Período das aulas: 13, 15, 17, 20, 21, 27, 29/06 e 01, 04, 05/07
Hora: 9h a 12h
Local: Ecocirco do Instituto Intervalo (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão)
Gratuito