O livro reúne relatos de experiências sobre projetos e ações do Instituto Nordeste Cidadania Anos, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada por funcionários do Banco do Nordeste, com atuação em áreas rurais e comunidades periféricas de grandes cidades do Nordeste, parte de Minas Gerais e Espírito Santo. “É uma oportunidade que criamos para testar e vivenciar a metodologia utilizada na organização e nas comunidades apoiadas pelo INEC, o mutirão. É uma expressão artística, teórica e vivencial, cada capítulo foi construído a partir de relatos de experiências, na qual fomos fundamentando teoricamente a prática coletiva e solidária que foi plantada no Instituto”, explicam os organizadores.


O leitor, fica conhecendo temas geradores tais como: criar, sonhar, produzir, realizar…;Círculo de cultura e o Jardim dos saberes; Arte-Identidade; Espaço Nordeste, Semeando Oportunidades; microcrédito, concretizando sonhos e promovendo o desenvolvimento; Solidariedade, Virtude Humana que conduz à caminhada; Encontro e aprendo; Desenvolvimento e integração das comunidades, ajudando a conviver com o semiárido; Permacultura e educação biocêntrica, um caminho possível; Espaços de Leitura como facilitadores no processo de construção da cidadania; Ações culturais e criativas; Educação Biocêntrica, uma abordagem de reeducação do estilo de viver.


A construção coletiva feita nas comunidades possibilita não só seu desenvolvimento por meio do exercício da “relação afetiva e o jogo cooperativo de ganha ganha”.

Vida Comunitária: Ação diálogo e desenvolvimento

Organizadora: Cássia Regina Xavier

Páginas: 210

R$ 30,00

Editora: Expressão Gráfica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here