No outono de 1941, um graduado diplomata japonês vê-se encarregado de uma tentativa in-extremis de manter a paz com os Estados Unidos. No entanto, o alto escalão militar do Japão tem outros planos. No dia 7 de dezembro daquele ano, o diplomata está diante de um furioso secretário de Estado americano para lhe entregar o ultimato japonês, sem saber que, uma hora antes, seu país já havia atacado Pearl Harbor.


Esta é a história de uma saga familiar extraordinária. Ambientada no início dos anos 1940, quando o mapa da geopolítica mundial já insinuava a possibilidade de uma nova grande guerra, a trama deste romance de Otohiko Kaga acompanha as agruras dos Kurushimas, uma família cujo patriarca, Saburo, é o diplomata japonês designado pelo Imperador para cuidar diretamente com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt, e com o secretário de Estado deste, Cordell Hull, das negociações de não agressão entre os dois países. A missão de Saburo Kurushima, portanto, significava a última tentativa de se evitar aquela que viria a ser a Segunda Guerra Mundial.


Casado com Alice, uma americana que adotou o Japão como sendo a sua própria pátria, o diplomata sabe da dimensão da missão em que está envolvido. Mais do que as milhares de vidas em jogo que estariam implicadas num eventual conflito bélico, há uma questão íntima terrível: o filho deles, Ken, tornou-se piloto da Aeronáutica japonesa. E, no lado americano da família, um sobrinho do casal também é membro da Força Aérea dos Estados Unidos. Ou seja: caso os países entrem em guerra, os primos poderão ter de atacar um ao outro em pleno ar — perspectiva que atordoa os Kurushimas, e que fica ainda mais iminente quando Pearl Harbor é atacada.


O leitor acompanha as privações próprias decorrentes da guerra, como o racionamento de alimentos, do qual nem mesmo uma abastada família como a dos Kurushimas passa impune. No entanto, a despeito de todas as adversidades, a resiliência dos Kurushimas mostra-se inquebrantável. Mas a guerra se intensifica. Os bombardeios sobre Tóquio são detonados. Missões kamikazes são ordenadas contra os intimidantes B-29s ianques. E então a jornada dos Kurushimas encaminha-se para seu clímax catártico e comovente.

Vento Leste

Autor: Otohiko Kaga

Tradução: Pedro Barros

Editora: Estação Liberdade

Páginas: 504

R$ 69,00

Lançamento comercial: 17 de março de 2014

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here