Alejandra Yacovodonato é fundadora da ONG Fly Educação e já teve projetos com Uber e iFood 

A TXM Methods contratou a consultoria da venezuelana Alejandra Yacovodonato, especialista em inovação social, para ampliar a atuação em áreas de vulnerabilidade. Maior programa de pré-incubação de negócios do País, o Cocreation Lab, que utiliza a plataforma TXM (Think, Experience & Manage), ajuda a transformar ideias em negócios e desde 2020 vem atuando em comunidades vulneráveis em Florianópolis (SC) e Gramado (RS).

Com a chegada de Alejandra, a meta da TXM Methods em 2023 é expandir o Cocreation Social Lab para todo o País. O programa ajuda pessoas que desejam empreender nas comunidades com mentoria e treinamentos gratuitos durante 5 meses. “O olhar da Alejandra nos mostrou a dimensão do nosso trabalho. Um pequeno negócio não impacta apenas a vida de quem empreende, mas sim de toda a família e comunidade”, conta Renata Santos, coordenadora do programa. Segundo Renata, a consultoria está ajudando na adaptação da metodologia (que já ajudou a criar mais de 700 empresas) a projetos inclusivos.

Formada em Business Communication, Alejandra é mestre em Planejamento e Administração, com foco em educação experimental e gestão de mudanças. Mora no Brasil há nove anos e foi aqui que iniciou sua carreira em uma startup de tecnologia. Geriu projetos de empoderamento feminino e comunidades LGBTQUIAP+ para Uber e iFood, respectivamente. Além disso, ganhou um prêmio de gestão de excelência do Programa Voa, da Ambev. Em paralelo, fundou a ONG Fly Educação com projetos voltados para os grupos sub-representados.

“Acredito no potencial de cada um. Com diferentes ferramentas, é possível explorar ao máximo os talentos individuais. Com tecnologia e inovação conseguimos dar melhores condições para todos e a TXM dispõe de conhecimento e uma metodologia testada e aprovada”, diz.

Um dos cases de sucesso do Cocreation Social Lab é o projeto Elas Fazem Nós – um grupo de 10 mulheres da comunidade Monte Cristo, em Florianópolis, que se uniram e transformaram em negócio seus talentos individuais em trabalhos artesanais. A marca foi criada no período de pré-incubação e hoje elas já participam de feiras e vendem seus produtos na internet. O lucro complementa a renda de suas famílias, impactando diretamente a vida de mais de 30 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here