O Projeto Arte em Toda Parte: Caminhos para Inclusão Cultural tem o objetivo de fomentar processos de integração da pessoa comunitária, por meio de vivências artísticas geradas a partir de manifestações da cultura popular local. Por meio desse projeto serão desenvolvidas atividades na Casinha de Cultura Patativa Ave Feliz, equipamento que tem como missão fortalecer a identidade cultural do bairro Jardim Iracema.

Inaugurada no dia 4 de dezembro de 2019, a Casinha teve que interromper o funcionamento por conta da pandemia de Covid, e de forma gradativa vem retomando as atividades. Com a aprovação do Projeto Arte em Toda Parte — selecionado pelo Edital Cultura Viva 2022, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará — novas ações serão executadas na Casinha, como: oficinas de xilogravura e bordado para jovens e adultos; contações de história para crianças, adolescentes, jovens e adultos; intercâmbios com grupos ou instituições que tem foco na cultura popular tradicional; apresentações com roda de conversa sobre o movimento de resistência negra protagonizado pela Associação Maracatu Nação Iracema. E também uma feira de troca, aquisições e mostras do artesanato local, dentro da perspectiva dos pilares da sócio economia popular solidária.

Para a execução dessas ações foi realizado um mapeamento cultural comunitário que identificou elementos, referências, histórias e causos, que serviram de inspiração para as atividades que serão realizadas. E tambeḿ para o acervo do Mirante da Cultura, espécie de observatório comunitário, que funcionará dentro da Casinha Patativa Ave Feliz. Com essas novas atividades o equipamento vai aumentar não só o fluxo de capacitações e treinamentos, mas também proporcionar aos visitantes a oportunidade de contemplar a arte popular. Como a do Memorial do Bordado, acervo constituído por trabalhos feitos pelas bordadeiras participantes do “Projeto Novelo do Tempo”. E a do“ Espaço do Cordel Rafael Brito”, construído em homenagem ao artista, que foi descoberto e lapidado dentro do
Projeto Criança Feliz.

Rafael Brito se emociona ao falar da homenagem, “ sem dúvidas um marco na minha história como artista popular, sendo reconhecido pelo meu bairro como uma história de sucesso e beleza. Essa homenagem veio com certeza, como uma reafirmação de quem eu sou e de onde vim, mostrando a todos que da periferia pode sim sair muita coisa boa”. O cordelista enfatiza o papel da Cultura para a construção de uma sociedade mais justa, pois “sem cultura não há sociedade, a cultura é tudo o que a gente já nasce sendo, sem ela é impossível termos um bom relacionamento com os outros.

Sobre Rafael Brito

Rafael Brito é cordelista, poeta, maestro e ilustrador. Começou a carreira aos 12 anos sob influência do avô Souza Brito (poeta e músico), de Klévisson Viana (poeta, padrinho artístico, amigo e companheiro de arte), João Pirambu e Ronaldo Lopes professores do Projeto Criança Feliz, onde Rafael foi criança assistida.

Hoje aos 28 anos possui 38 cordéis publicados, além das contribuições de textos e gravuras em livros de outros poetas, e em um almanaque anual lançado pela Tupynanquim Editora. Paticipou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo nos anos de 2016 e 2018. Lançou em 2016 um CD de declamação de poemas populares com o título “O Bordador de Histórias” , que está no acervo da Biblioteca da Universidade de Stanford e Oxford (EUA). Em 2022 recebeu o troféu de participação no Projeto Terça de Graça (2015 a 2017) no Cine Teatro São Luiz, em Fortaleza.

Atualmente trabalha com cordel, música, danças populares, ilustrações e gravuras em várias técnicas. Ministra oficinas de xilogravura, construção de instrumentos populares, como pifes, rabecas, cavaquinhos e bandolins. Além de contribuir com pesquisas sobre cultura popular. Dentre os planos para 2023, o artista pretende alavancar a divulgação do trabalho musical e poético, e da construção e ensino da rabeca como instrumento da terra. E também a gravação do disco novo de músicas autorais.

Sobre o Projeto Criança Feliz

O Projeto Criança Feliz, organização de natureza filantrópica, foi fundado em 10 de junho de 1986. A instituição desenvolve em parceria com o ChildFund Brasil, oficinas de artes plásticas, ballet e violão. E atividades esportivas como karatê, capoeira e muay thai. Também são ofertados apoio sócio-psicológico, programa de formação de leitores através de bibliotecas comunitárias, e cursos de informática. Outras ações são desenvolvidas, como o projeto “ITINERARTE”, onde uma vez por mês são realizadas atividades lúdicas com alunos e equipes pedagógicas, nas escolas das comunidades. E o projeto “Histórias e Quintais ” que acontece por meio de encontros três vezes por ano, com moradores e atores culturais da comunidade como artistas e rezadeiras. Com o objetivo de divulgar e reforçar o trabalho e a identidade cultural da comunidade.

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano através da arte-educação, o Projeto Criança Feliz desenvolve várias atividades, objetivando envolver a comunidade pela busca da cultura de paz. Por essas ações recebeu importantes prêmios como “Pontinho de Cultura”; “Pontos de Leitura”; “Prêmio de Literatura”, na categoria Ação Cultural; todos oferecidos pela SECULTFOR.

Outra premiação importante foi o “Pontinho de Cultura do Estado do Ceará”, da SECULT- CE. Além da produção e lançamento do CD Sonho Feliz de Viver; a instituição realizou os espetáculos “José e outras histórias” em 2008; e “João de Arribação” entre os anos de 2009 e 2010, ambos apoiados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Em 2018 publicou o livro “Memória das Flores”, coletânea de vivências de mulheres dos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade. Em 2019 recebeu a certificação como Ponto de Cultura do estado do Ceará.

As crianças e jovens atendidos pelo Projeto Criança Feliz são assistidos com recursos do ChildFund Brasil, organização de desenvolvimento social, que atua no país desde 1966. Também conta com outros parceiros como o Serviço Social do Comércio (SESC) no Programa Mesa Brasil e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Outras parcerias importantes foram estabelecidas com o banco Itaú, através da Rede de Leitura Jangada Literária. E com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio do Programa Mais Nutrição.

Projeto Criança Feliz (PROCIF)
Av. Gaudioso Carvalho nº302
Bairro Jardim Iracema
Fortaleza- Ce
Telefone: (85) 3286.34.01
Gestora: Eliane Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here