Para prosseguir com o seu cuidado em todas as etapas da vida, a Unimed Fortaleza oferece um serviço especial de acompanhamento para o bebê prematuro. O serviço ambulatorial foi iniciado neste ano, e disponibiliza, além do acompanhamento do pediatra, o atendimento de outros profissionais especializados em bebês com complicações no período neonatal e que precisam de intervenções médicas. O serviço de cuidado acompanha o bebê até os 2 anos de idade.

O serviço voltado para o bebê prematuro consiste em uma unidade ambulatorial composta por uma equipe multidisciplinar formada por: neonatologista, neurologista pediátrico, pediatra do desenvolvimento infantil, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. “Após a alta hospitalar da UTI Neonatal, o acompanhamento das crianças prematuras, durante os dois primeiros anos de vida é primordial para a detecção precoce de déficits de crescimento e alterações do neurodesenvolvimento, garantindo assim uma intervenção imediata”, explica a Dra. Keila Araújo, gestora que está à frente da iniciativa.

O novo serviço está disponível para bebês que nascem abaixo de 35 semanas; recém-nascidos com asfixia perinatal ; prematuros com problemas neurológicos, convulsão ou uso de drogas anticonvulsivantes; hemorragia intracraniana ou meningite neonatal; prematuros pequenos para a idade gestacional; prematuros com icterícia grave ou seja, com níveis muito elevados de bilirrubina; prematuros com policitemia sintomática; recém-nascidos com hipoglicemia sintomática; recém-nascidos que fizeram uso de ventilação mecânica; recém-nascidos com infecções congênitas ; prematuros com malformações congênitas e recém-nascidos com síndromes genéticas.

Para incluir a criança no serviço, os pais devem entrar em contato com o Serviço de Terapias Assistenciais na Unimed Pinto Madeira pelo telefone (85) 3209 1199, para agendamento da primeira consulta com o neonatologista, o qual fará a avaliação inicial e poderá encaminhar para os demais profissionais da equipe multidisciplinar, se achar necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here